Porto de Suape

Petroleiro produzido em Suape retorna pela primeira vez a Pernambuco

Assessoria Porto de Suape
18/04/2016 15:11
Petroleiro produzido em Suape retorna pela primeira vez a Pernambuco Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 398 (0) (0) (0) (0)

Em 14 de abril de 2014, o navio Dragão do Mar deixou o Porto de Suape para a sua viagem inaugural. Nesta última quarta-feira (13/04), há exatos dois anos daquela despedida, a embarcação voltou a atracar em águas pernambucanas, desta vez para movimentar 117 mil toneladas de derivados de petróleo em três operações da Transpetro. Esta é a primeira vez que um navio construído em Suape volta ao Porto onde foi construído. Conhecido pela tecnologia de ponta, o petroleiro do tipo suezmax - com dimensões que permitem passagem pelo Canal de Suez – foi o terceiro a ser construído no Complexo de Suape, de uma série de 10 encomendas da Transpetro ao Estaleiro Atlântico Sul.

O Dragão do Mar chegou ao Píer de Granéis Líquidos 3B (PGL-3B) carregado com 57 mil toneladas de óleo diesel, provenientes do Porto de Itaquí, no Maranhão. O material foi descarregado em duas outras embarcações, os navios Torm Gertrud, que recebeu 36 mil toneladas da carga, e o Apostolos, com as outras 21 mil toneladas. As mercadorias terão como destino os Portos de La Teja, no Uruguai, e Doch Sud, na Argentina, respectivamente. A transferência de petróleo e derivados entre embarcações, conhecida como ship-to-ship, foi uma operação iniciada em Suape em novembro de 2013, mesmo período em que o Dragão do Mar estava sendo construído pelo EAS. As operações de transbordo entre o navio fabricado em Suape e as embarcações menores aconteceram até o o último sábado (16/04).

A próxima atracação do Dragão do Mar também acontecerá em Suape, antes de seguir para o Porto de São Sebastião, em São Paulo. Na próxima terça-feira (19/04), a embarcação será amarrada ao Píer de Granéis Líquidos 3A (PGL3A) para receber 60 mil toneladas de óleo diesel S10, diretamente da Refinaria Abreu e Lima. “Receber este navio é mais um marco para Suape, porque comprovamos a nossa capacidade para movimentar petróleo e seus derivados com excelência”, destacou o presidente de Suape, Thiago Norões.

Dragão do Mar - Com 274 metros de comprimento, 51 metros de altura, 48 metros de largura e 17 metros de calado, o navio recebeu este nome em homenagem a Francisco José do Nascimento, líder dos jangadeiros de Fortaleza na luta contra a escravidão. A embarcação, que contou com os esforços de aproximadamente 2,5 mil profissionais, credenciou o Estaleiro por sua alta performance, pelo seu ganho na redução do tempo de construção, incremento da qualidade do acabamento e padrões de segurança.

Esta foi a primeira construção do EAS em que foi empregada integralmente a tecnologia de montagem por megablocos, usada nos estaleiros de referência de todo o mundo, saiu apto a transportar um milhão de barris de petróleo, com uma autonomia de 20 mil milhas náuticas. Ao todo, foram usadas mais de 21 mil toneladas de aço para montar a estrutura e mais 860 toneladas de acessórios para o casco, 500 mil litros de tinta e mais de 110 mil metros de cabos elétricos. Em comprimento, o Dragão do Mar é maior que dois campos de futebol, que somam 240 metros, e em altura equivale quase à Torre de Pisa, na Itália, com 55,8 metros. E a sua largura pode ser comparada à da Avenida Paulista, com 48 metros.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
Meio ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
BRANDED CONTENT
O avanço da exploração offshore no Brasil e os bastidore...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22