Preços

Petróleo opera em leve baixa, apesar de perspectiva positiva da AIE para demanda

Dow Jones Newswires, 13/04/2018
13/04/2018 10:25
Visualizações: 1123

Os futuros de petróleo operam em leve baixa nesta manhã, revertendo ganhos de mais cedo que vieram após a Agência Internacional de Energia (AIE) prever demanda robusta pela commodity neste ano.

Às 8h50 (de Brasília), o barril do petróleo tipo Brent para junho caía 0,08% na IntercontinentalExchange (ICE), a US$ 71,94, enquanto o do WTI para maio tinha baixa marginal de 0,07% na New York Mercantile Exchange (Nymex), a US$ 67,02.

Em relatório mensal publicado mais cedo, a AIE disse continuar prevendo que a demanda global por petróleo irá aumentar 1,5 milhão de barris por dia (bpd) este ano, ajudando a compensar parcialmente a forte expansão da produção de óleo de xisto nos EUA.

Por outro lado, a AIE alertou que a crescente tensão comercial entre EUA e China pode afetar significativamente o apetite global por petróleo.

Segundo Thomas Pugh, analistas de commodities da consultoria Capital Economics, uma eventual guerra comercial iniciada por Washington e Pequim afetaria o desempenho da economia global e seria negativo para a demanda por petróleo.

Pugh, por outro lado, pondera que os temores de uma guerra comercial diminuíram e que os preços do petróleo continuam a ser favorecidos por riscos geopolíticos à oferta, em especial no Oriente Médio. "Todo mundo está totalmente focado no que acontece no Oriente médio e, aparentemente, ignorando o resto", comentou.

Nos últimos dias, o petróleo atingiu máximas em três anos com a perspectiva de que EUA e aliados lancem uma ofensiva militar na Síria, em resposta a um suposto ataque com armas químicas que matou dezenas de civis sírios no último fim de semana. O Oriente Médio responde por cerca de dois terços das reservas de petróleo mundiais.

Mais tarde, às 14h (de Brasília), investidores vão acompanhar a pesquisa semanal da Baker Hughes sobre plataformas e poços de petróleo em operação nos EUA.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
15/06/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas está com as inscrições abertas
15/06/26
Gestão
Petróleo, gás e energia lideram troca de CEOs no Ibovesp...
15/06/26
Energia Elétrica
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energé...
15/06/26
Combustível
Etanol encerra a semana em alta e com reação diante do a...
15/06/26
Gás Natural
ANP concede prazo para adequação de importadores a resol...
12/06/26
E&P
ANP divulga Calendário Estratégico Unificado de Avaliaçõ...
12/06/26
Combustíveis
ANP toma medidas para priorizar ações de respostas a imp...
12/06/26
Aviação
IBP promove fórum sobre SAF para debater a implementação...
12/06/26
GLP
Sindigás: ANP paralisa "reforma do GLP" e acena com caut...
12/06/26
Biometano
Orizon conclui incorporação da Vital e cria líder latino...
12/06/26
Manaus
Distribuidoras apoiam parecer da AGU que recomenda suspe...
12/06/26
Transição Energética
IBP debate protagonismo de São Paulo no mercado de energia
11/06/26
Etanol de milho
Atvos recebe Licença de Instalação para sua primeira uni...
10/06/26
Aviação
Acelen Renováveis e IATA firmam parceria para impulsiona...
10/06/26
Evento
Fenasucro & Agrocana 2026 aprimora rastreabilidade de em...
10/06/26
Meio Ambiente
Constellation apoia restauração de recifes de coral no N...
10/06/26
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.