Indústria naval

Petróleo sem conteúdo nacional

Jornal do Brasil
01/08/2005 03:00
Visualizações: 474 (0) (0) (0) (0)

Juros, câmbio e impostos põem em risco as metas de participação de indústrias brasileiras na construção de plataformas e navios.

A indústria nacional tem encontrado dificuldades para fornecer equipamentos com prazo e preços competitivos para grandes projetos na área offshore. Diante de obstáculos do país como juros altos, alta carga de impostos e câmbio sobrevalorizado, executivos como Marcelo Corrêa, diretor da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Ademi), advertem que será difícil cumprir as metas de conteúdo nacional dos novos empreendimentos offshore de grande porte. A probabilidade de isso ocorrer é grande, segundo esses executivos, com os 42 navios petroleiros em licitação pela Transpetro, a subsidiária de logística da Petrobras.
Apesar da expectativa da Keppel Fels Brasil de entregar em dia as plataformas P-51 e P-52, que estão em construção no estaleiro Brasfels de Angra dos Reis (RJ) – antigo Verolme –, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e as entidades de classe do setor, como a própria Ademi, já começam a discutir formas de tentar minimizar os efeitos perversos do trinômio juros, impostos e câmbio.
A idéia é conseguir viabilizar as metas não só dos próximos projetos de plataformas (P-53, P-54, P-55 e P-56), mas também dos petroleiros da Transpetro. Previstas para serem entregues respectivamente em outubro de 2006 e agosto de 2007, a P-52 e a P-51 são consideradas a prova de fogo, do ponto de vista tecnológico, para a indústria nacional. Elas serão as duas primeiras unidades construídas sob as novas exigências de conteúdo mínimo nacional, adotadas no início do governo Lula. A subsidiária brasileira da Keppel Fels, de Cingapura, terá que entregar as duas unidades com uma média de 60% de equipamentos nacionais.
Segundo o assessor da presidência da Keppel, Carlos Filipe Rizzo, tudo indica que os empreendimentos serão entregues dentro do prazo e das especificações. O problema, segundo executivos do setor, será conseguir atingir as metas em três novos empreendimentos offshore destinados à Petrobras: as plataformas do tipo FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) previstas para os projetos de Golfinho 2, na Bacia do Espírito Santo, e Plano Diretor de Escoamento e Tratamento de Óleo (PDET), na Bacia de Campos, e a unidade de armazenamento de óleo do tipo FSO para o campo de Espadarte, também na Bacia de Campos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Novo duto com 2 mil km para atender ao agronegócio do Ce...
11/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Tanacas comemora 25 anos com lançamento do Retificador I...
10/09/25
Biocombustível
OceanPact e Vast Infraestrutura iniciam testes com bioco...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
ITP Brasil apresenta soluções de engenharia de alta perf...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Panorama dos investimentos em infraestrutura de dutos e ...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Jovens talentos apresentam soluções inovadoras no Young ...
10/09/25
Leilão
PPSA disponibiliza acesso ao Pacote de Dados Híbrido do ...
10/09/25
Internacional
Durante a Gastech em Milão, governador de Sergipe aprese...
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Ministério de Portos e Aeroportos quer ampliar participa...
10/09/25
Pessoas
ANP realiza cerimônia de posse de novos diretores
10/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 abre com reforço à integra...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Na Transpetro, ações de responsabilidade social atendem ...
09/09/25
MME
Estudo projeta expansão da produção de biocombustíveis c...
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
DNV participa da Rio Pipeline & Logistics 2025
09/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Construtora Elevação leva inovação, eficiência e sustent...
08/09/25
ANP
A\Sense vence desafio tecnológico da ANP com projeto de ...
08/09/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
Rio Pipeline & Logistics 2025 começa hoje, 09/09
08/09/25
São Paulo
FIEE 2025 tem início nesta terça-feira, dia 9, com 600 m...
08/09/25
Combustíveis
Etanol anidro e hidratado registram alta na primeira sem...
08/09/25
Biometano
Necta Gás Natural promove evento sobre as vantagens do b...
05/09/25
Combustíveis
IBP celebra avanço legislativo na tipificação de crimes ...
05/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23