A plataforma começa a operar em 2007 e deverá permanecer em produção em Espadarte até 2018. A Petrobras calcula que durante o período a unidade irá gerar cerca de US$ 150 milhões em royalties.
RedaçãoA plataforma cidade do Rio de Janeiro, com capacidade de produzir 100 mil barris de óleo por dia, será instalado no campo de Espadarte, na Bacia de Campos, e terá início de produção em 2007.
Técnicos da Petrobras destacam a importância da unidade tanto em termos de produção para a companhia, quanto em termos de repercussão na economia da região. Cálculos da empresa prevêm que a plataforma irá gerar cerca de US$ 150 milhões em royalties para a região durante os 12 anos em que estará produzindo em Espadarte.
Haverá um incremento na economia regional, pois será ampliada a demanda por serviços especializados, completa o coordenador do projeto, engenheiro Sérgio Cardoso.
A plataforma chegou à bacia de Campos na tarde desta segunda-feira (11/12), depois de ficar quatro dias na Baía de Guanabara, vinda de Cingapura.
A unidade é um navio-plataforma do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo) com aproximadamente 320 metros de comprimento, 54 metros de boca e 30 metros de altura, com capacidade para processar 2 milhões e 500 mil m³ de gás por dia e de estocar 1 milhão e 600 mil barris de óleo.
Fale Conosco
22