Rio Oil & Gas 2010

Política industrial precisa incentivar conteúdo local

Os candidatos a fornecedores da indústria de petróleo e gás precisam se preparar para investir e ampliar a produção. Para isso, dependem do apoio do governo na forma de uma política industrial que suporte o desenvolvimento de toda a cadeia.  Essa foi

Redação
14/09/2010 05:13
Visualizações: 694
Os candidatos a fornecedores da indústria de petróleo e gás precisam se preparar para investir e ampliar a produção. Para isso, dependem do apoio do governo na forma de uma política industrial que suporte o desenvolvimento de toda a cadeia.  Essa foi a mensagem dos participantes do painel “Desafios da Política Industrial para Maximizar a Competitividade e o Conteúdo Local na Cadeia de Suprimentos”.
 
 
De acordo com o diretor de upstream da Shell, Antonio Guimarães, as condições atuais da indústria brasileira permitem um índice de nacionalização de cerca de 35%. Pelas regras atuais, porém, algumas etapas devem ter cerca de 60% de nacionalização.
 
 
“Mantidas as regras atuais, se os supridores não investirem, os operadores serão punidos, o que pode desacelerar investimentos”, resumiu o diretor da Shell.
 
 
Tal situação também foi apontada por um estudo encomendado pela Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip). Na construção naval, embora um terço das encomendas de plataformas sejam feitas no exterior, a indústria brasileira terá dificuldades de atender os pedidos locais já a partir de 2013 caso não haja incremento na capacidade instalada.
 
 
O estudo – disponível no site da Onip (www.onip.org.br) - também analisou a lista de compras de uma operadora. Foram listados 111 fornecedores nacionais e 286 estrangeiros capazes de atender a demanda da empresa. Em 38% dos 112 grupos de equipamentos e serviços identificados pelo estudo, não havia fornecedores locais.
 
 
“Basta analisar a lista de associados da Abimaq. São mais de 2.300 empresas das quais apenas 200 fornecem para o setor de óleo e gás”, resumiu o superintendente da Onip, Bruno Musso.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.