Porto de Santos

Porto de Santos em expansão

<P>No primeiro semestre de 2007, o Porto de Santos movimentou 38,88 milhões de toneladas, registrando um incremento de 10,48% em comparação com o mesmo espaço de tempo do ano passado, o que representou um recorde no período. Levando-se em conta o resultado, as projeções indicam que o porto de...

A Tribuna
04/09/2007 21:00
Visualizações: 751

No primeiro semestre de 2007, o Porto de Santos movimentou 38,88 milhões de toneladas, registrando um incremento de 10,48% em comparação com o mesmo espaço de tempo do ano passado, o que representou um recorde no período. Levando-se em conta o resultado, as projeções indicam que o porto deverá fechar o ano com a marca de 81 milhões de toneladas movimentadas, o que significará um aumento de 6,17% em relação a 2006.

A movimentação de contêineres alcançou 13,1 milhões de toneladas, registrando aumento de 6,40% no número de unidades operadas. Hoje, dos 4 milhões de contêineres movimentados pelo comércio exterior por ano, 1,6 milhão passam por Santos. E esses números crescem a cada ano.

Isso indica que o porto está em franca expansão. Há, portanto, necessidade urgente de o complexo receber investimentos que venham a aumentar a sua infra-estrutura. Embora os investimentos públicos não venham na velocidade ideal, a iniciativa privada não pára de investir na expansão de tecnologias, equipamentos e gerenciamento de suas atividades. O que deixa claro que maiores investimentos poderiam ser feitos se houvesse infra-estrutura adequada, acesso aquaviário, aumento de calado e uma gestão portuária empresarial.

Apesar da turbulência provocada pela crise no mercado financeiro mundial, não se prevê maiores abalos para o comércio exterior, pois parece irreversível a tendência de aumento na demanda de commodities, especialmente minério de ferro, açúcar e soja, o que reserva um papel importante para o Brasil no cenário internacional. É um dos fatores que justificam as fusões ou aquisições que vêm ocorrendo na área de navegação. E por que algumas multinacionais vêm investindo no porto, cada qual procurando garantir um terminal, equipamento imprescindível diante da necessidade de se desviar maior número de navios para o Hemisfério Sul.

O que conspira contra o tempo é o excesso de burocracia, que sempre atrasa a execução de obras públicas. Por isso, é inadiável a discussão de mecanismos que facilitem a participação da iniciativa privada em obras de infra-estrutura, já que a parceria público-privada (PPP) nos moldes atuais não tem sido esse instrumento indutor. Como a experiência mostra, a participação da iniciativa privada sempre oferece mais competitividade e permite melhores serviços à população. Aliás, se o Governo entregasse tudo à iniciativa privada, concentrando-se em projetos sociais, como saúde e educação, em pouco tempo o Brasil estaria às portas do Primeiro Mundo.

Fonte: A Tribuna

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
ROG.e 2026 deve movimentar R$ 593 milhões na economia do...
14/09/26
ABPIP
Produtores independentes propõem nove medidas para os p...
14/09/26
Abegás
Abrace Energia e Abegás compõem a nova presidência do Co...
14/09/26
Expansão
Objective contrata André Gutierrez como novo Head de Par...
14/09/26
KPMG
Fusões e aquisições no setor de Óleo e Gás recuam 48.6% ...
14/09/26
ROG.e 2026
Morken leva à Rio Oil & Gas 2026 tecnologia de inspeção ...
14/09/26
Combustível
Etanol encerra a semana mantendo o movimento de alta nos...
14/09/26
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25