OTC Brasil 2025

Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer serviços de descomissionamento

Redação TN Petróleo/Assessoria Porto do Açu
29/10/2025 10:34
Porto do Açu e SISTAC assinam acordo para fornecer serviços de descomissionamento Imagem: Divulgação Visualizações: 1048

Patrocínio de Cobertura:

 

O Porto do Açu e a SISTAC, empresa líder no mercado brasileiro de inspeção, manutenção e reparo de estruturas submersas para a indústria de energia, assinam nesta quarta-feira (29/10), na Offshore Technology Conference (OTC) Brasil, um memorando de entendimento (MoU, na sigla em inglês) para estudo de oferta conjunta de serviços de descomissionamento no complexo portuário-industrial localizado em São João da Barra, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.

"A parceria integra a estratégia do Porto do Açu para abrigar o primeiro hub de descomissionamento sustentável do Brasil, o que abrange as etapas de acostamento temporário, realizado no Açu desde 2024, pré-desmantelamento e desmantelamento", ressalta Vinicius Patel, diretor de administração portuária e serviços do Porto do Açu.

O acordo prevê o potencial fornecimento de serviços para a etapa de pré-desmantelamento de plataformas e outras unidades offshore, como inspeção, manutenção e reparo de estruturas. Entre as atividades que poderão ser realizadas estão limpeza de casco, corte de amarras, pull out (desconexão e retirada dos equipamentos subaquáticos durante o descomissionamento), solda e manutenção de chapa.

"A parceria com o Porto do Açu reforça o compromisso da SISTAC com a segurança, a inovação e a sustentabilidade das operações, atendendo às exigências do setor de oil & gas no Brasil", diz o CEO da SISTAC, Carlos Madaleno, ressaltando a utilização de tecnologia de ponta e equipamentos especializados de última geração.

Atualmente, o Açu dispõe de cais com capacidade para atender simultaneamente até três plataformas em atividades de pré-descomissionamento, com possibilidade de expansão para até dez unidades.

Entre os diferenciais do porto-indústria estão a proximidade com a Bacia de Campos, licenciamento e capacidade para remoção de bioincrustações (como o coral-sol), presença de um centro de controle unificado para gestão de riscos e emergências e integração com a logística de sucata existente no país.
 

Sobre o Porto do Açu - Localizado no norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria privado de águas profundas da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional.

Atualmente, 30 empresas já estão instaladas no complexo, incluindo clientes e parceiros de classe mundial. Com operações consolidadas em minério, petróleo e gás natural, o Açu acelera sua industrialização com foco em projetos de baixo carbono, reafirmando sua posição como o porto da transição energética no Brasil.
 

Sobre a SISTAC - Fundada em 1995, a SISTAC é uma empresa líder no mercado brasileiro de inspeção, manutenção e reparo de estruturas submersas para a indústria de energia. A companhia, que tem um compromisso inegociável com a segurança e a excelência operacional, atua em mar aberto e águas abrigadas, utilizando frota própria para apoiar operações de mergulho e inspeções submarinas. Com equipe de mergulhadores profissionais, uso de veículos operados remotamente (ROVs) e expertise em engenharia, a SISTAC é capaz de realizar intervenções em áreas de difícil acesso, sendo referência no setor.

 

Saiba mais em: www.sistac.com.br

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Sifaeg destaca novo ciclo de investimentos e consolidaçã...
20/01/26
Navegação Marítima
Descarbonização: a nova rota do setor marítimo brasileiro
20/01/26
PD&I
CEPETRO e Universidade Tecnológica da PETRONAS desenvolv...
19/01/26
Pessoas
Zilor anuncia novo Diretor de Pessoas
19/01/26
Navegação
Petrobras e Transpetro assinam contratos do Programa Mar...
19/01/26
Etanol
Indicadores Cepea mostram etanol hidratado em alta no me...
19/01/26
Posicionamento IBP
Importação de biodiesel
16/01/26
Bacia de Campos
Brava Energia anuncia aquisição de 50% de participação n...
16/01/26
Biocombustíveis
Com R$ 6,4 bi em 2025, BNDES faz aprovação recorde de cr...
16/01/26
Créditos de Carbono
Edital ProFloresta+ supera expectativas e recebe 16 prop...
16/01/26
iBEM26
Inteligência Artificial faz aumentar demanda por energia...
16/01/26
Resultado
Em 2025 a Petrobras produziu 2,40 milhões de barris de ó...
16/01/26
Pré-Sal
Equinor arremata primeira carga de petróleo da União do ...
15/01/26
REFAP
Produção de gasolina e diesel S-10 tem recorde de produç...
15/01/26
Internacional
Petrobras amplia presença no mercado internacional com v...
15/01/26
Resultado
Ministério de Portos e Aeroportos realizou 21 leilões em...
14/01/26
Combustíveis
Diesel Podium e Diesel Verana são os novos combustíveis ...
14/01/26
Pré-Sal
Campo de Tupi/Iracema volta a atingir produção de 1 milh...
13/01/26
Gás Natural
Tarifas da Naturgy terão redução em fevereiro
13/01/26
Fertilizantes
FAFENs Bahia e Sergipe entram em operação
13/01/26
Pré-Sal
Cinco empresas estão habilitadas para disputar leilão de...
13/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.