<P>O presidente em exercício da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), João Carlos Cardoso de Campos, informou nesta terça-feira (3) que o Porto do Rio de Janeiro está um pouco atrasado em relação à implantação das medidas de se...
Agência BrasilO presidente em exercício da Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Conportos), João Carlos Cardoso de Campos, informou nesta terça-feira (3) que o Porto do Rio de Janeiro está um pouco atrasado em relação à implantação das medidas de segurança estabelecidas pela Organização Marítima Internacional (IMO).
Campos destacou, no entanto, que apesar disso o porto “é um local bastante seguro”. E explicou que falta apenas realizar pequenos ajustes para que o Porto do Rio de Janeiro receba a Declaração de Cumprimento do ISPS Code – série de normas internacionais de segurança nos portos – e, em conseqüência, ganhe a certificação de conformidade.
Esse conjunto de normas foi instituído pela Organização Marítima Internacional para os 162 países signatários, incluindo o Brasil.
Entre as deficiências detectadas na última inspeção efetuada pela Conportos, em dezembro passado, Campos citou a realização de ajustes nas câmeras, para contemplar todo o perímetro do porto, e de melhorias no sistema de alarme, além da adoção de um sistema de comunicação mais ágil, para o acionamento de outros órgãos públicos em caso de algum incidente.
Fonte: Agência Brasil
Fale Conosco