Rio Grande

Porto e universidade assinam termo de cooperação

Uma parceria entre a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) permitirá a instalação do Laboratório de Geotecnologia e Sistemas Cadastrais (Geotec). O projeto envolve pesquisas sobre as estruturas do Porto e

Ascom FURG
15/02/2012 14:14
Visualizações: 850
Uma parceria entre a Superintendência do Porto do Rio Grande (SUPRG) e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) permitirá a instalação do Laboratório de Geotecnologia e Sistemas Cadastrais (Geotec), em uma sala cedida pela superintendência à universidade. O termo de cooperação entre as instituições foi assinado no dia 1º de fevereiro, e o projeto envolve pesquisas sobre as estruturas do Porto e a modelagem tridimensional dessas estruturas.

A expectativa, segundo o coordenador do projeto, prof. Glauber Acunha Gonçalves, é que o Porto do Rio Grande se torne referência na qualificação de informação territorial no Brasil. “Será o primeiro porto a ter essas estruturas modeladas disponíveis em rede pública”, afirma.

Conforme o professor, o objetivo é que os dados sejam disponibilizados não apenas para os funcionários do porto, mas para qualquer usuário de serviços de pesquisa gratuitos como o Google Earth. Os trabalhos já iniciaram e os pesquisadores esperam concluir até dezembro de 2012 a modelagem geodésica tridimensional de 100% da área do porto. O professor Glauber acredita que esse inventário inicial, como ferramenta de gestão, vai permitir concretizar outros interesses. O Geotec será o primeiro laboratório desse porte no país.

O superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes, destaca que, com o laboratório, a FURG oferece ao porto um instrumento de planejamento e política pública. “O crescimento do porto passa pela parceria com a universidade, visando o desenvolvimento sócio-econômico sustentável”. Para estimular os estudos em parceria, Lopes reforçou a intenção de promover um prêmio de inovação tecnológica na área portuária.

Segundo o reitor da FURG, João Carlos Brahm Cousin, a parceria representa a integração entre ensino, pesquisa e inovação. “O porto tem uma infinidade de demandas. Seremos sempre parceiros nas solicitações”, reforça Cousin, sobre o papel da universidade no desenvolvimento da cidade e região.

A estrutura oferecida pelo Porto à Universidade já está pronta, faltando apenas a instalação definitiva do laboratório. O Geotec integra as ações do projeto Transáqua, coordenado pela profa Elisa Fernandes, do Laboratório de Oceanografia Costeira da FURG. O Transáqua atua na gestão e segurança de navegação e do transporte aquaviário, envolvendo, além da FURG, as Universidades Federais do Ceará (UFC), de Pernambuco (UFPE) e de Itajubá (Unifei) e a Universidade de Munique-Alemanha, com financiamento da Finep.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.