<P>Outro investimento que deverá aumentar as oportunidades de emprego na região deve ser a ampliação do Porto de São Sebastião. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve começar em 2008. Pela estimativa do prefeito Juan Manoel Pons Garcia, a duplicação d...
A Tribuna - SPOutro investimento que deverá aumentar as oportunidades de emprego na região deve ser a ampliação do Porto de São Sebastião. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e deve começar em 2008. Pela estimativa do prefeito Juan Manoel Pons Garcia, a duplicação dos berços de atracação deve criar de dois mil a três mil postos de trabalho: ‘‘2007 é o ano dos projetos executivos para conclusão em 2009, 2010’’, prevê Garcia.
O terminal do Litoral Norte deverá receber investimentos de R$ 400 milhões nos próximos anos para a melhoria das operações no escoadouro.
A expectativa é que a transferência do controle do porto da União para o Estado amplie as operações no complexo, de 480 mil toneladas anuais para 800 mil toneladas a cada 12 meses.
‘‘É um investimento importante para o Brasil e para o Estado’’, resume o prefeito de São Sebastião. Porém, o número de postos de trabalho vai depender de estudos que deverão ser realizados ainda este ano. O objetivo é definir que tipo de terminal será priorizado.
Se a escolha for pelos contêineres ou grãos, a tendência é que o número de empregos seja maior do que se um terminal de veículos acabar sendo o mais indicado pelos estudos. A idéia é facilitar o acesso das cargas à região, principalmente as oriundas de Campinas e do Vale do Paraíba.
A União transferiu ao Estado a administração do Porto de São Sebastião, no Litoral Norte, por pelo menos mais 25 anos. Com a cessão surgirá a Companhia Docas de São Sebastião, que sucederá a Dersa no comando do complexo.
São Sebastião deverá movimentar 22 mil carros até o final deste ano. A expectativa é que o complexo do Litoral Norte supere em mais de 21% as exportações de veículos do ano passado, quando foram operadas mais de 18 mil unidades.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco