<P>O superintendente do Porto do Rio Grande, Bercílio Luiz da Silva, esteve reunido nesta segunda-feira (07), pela manhã, em Montevidéu, com o presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), Fernando Puntigliano, visando uma aproximação entre as duas administrações portuár...
Porto em NotíciasO superintendente do Porto do Rio Grande, Bercílio Luiz da Silva, esteve reunido nesta segunda-feira (07), pela manhã, em Montevidéu, com o presidente da Administração Nacional de Portos do Uruguai (ANP), Fernando Puntigliano, visando uma aproximação entre as duas administrações portuárias e o intercâmbio de informações. Na ocasião, também estiveram presentes o deputado federal, Cláudio Diaz (PSDB) e o seu chefe de gabinete, Rodolfo Hartmann, e o representante da Prefeitura Municipal do Rio Grande, Jesus Carrasco, além do chefe do Departamento de Promoção da ANP, Luis Ortiz.
Entre os resultados da reunião está a atualização e reativação do Protocolo de Intenções firmado entre a ANP e a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), em 1999. O Protocolo visa o intercâmbio de experiências e conhecimento entre ambas as administrações portuárias, com o objetivo de concretizar projetos de desenvolvimento portuário e de aperfeiçoar e modernizar as atividades portuárias, a navegação, logística e transportes. Além disso, ele prevê a realização de planos de cooperação, com particular incidência nas áreas técnicas e comerciais, que permitam um estreito relacionamento entre Rio Grande e os portos do Uruguai.
O superintendente do Porto do Rio Grande, disse que o encontro teve como foco a aproximação entre as duas autoridades portuárias, buscando fomentar o aperfeiçoamento do trabalho para que os portos sejam o alavancador do desenvolvimento das regiões onde estão inseridos. Estamos buscando o fortalecimento dos portos do Sul do Brasil, do Uruguai e da Argentina, visando à troca de experiências e o conseqüente aumento de movimentação de cargas nessas regiões, salienta Silva.
Também foi decidido na reunião que será desenvolvido o projeto Rio Grande/Montevidéu - Grandes Portos Complementares, tendo como meta tornar os dois portos mais atrativos aos usuários e aos potenciais investidores. O projeto também visa elevar a movimentação de cargas. Para agosto ficou agendada uma visita de representantes da ANP ao Porto do Rio Grande.
Fonte: Porto em Notícias
Fale Conosco
22