Evento

Portos & Costas Brasil reúne especialistas em Itajaí

Congresso técnico consolida debates sobre dragagem, meio ambiente, marinas e políticas portuárias e entra na agenda do MPOR.

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/09/2025 09:29
Portos & Costas Brasil reúne especialistas em Itajaí Imagem: Divulgação Visualizações: 284 (0) (0) (0) (0)

Teve início nesta segunda-feira (22) a 3ª edição do Congresso Técnico Portos & Costas Brasil, que se consolida como um dos mais importantes fóruns de inteligência portuária do país. Realizado no Riviera Convention Center, na Praia Brava, em Itajaí, o evento abriu com debates sobre infraestrutura portuária, navegação, hidrovias, engenharia e processos costeiros, conduzidos por especialistas das esferas pública e privada.
 
Para o oceanólogo Maurício Torronteguy, idealizador do congresso, a relevância está na diversidade e qualidade técnica das apresentações. "Os temas e palestrantes foram definidos após uma apurada curadoria, que garantiu trazer para Itajaí o que há de melhor em cada área", afirmou.
 
O representante da Secretaria Nacional de Portos e Transporte Aquaviário, Julio Cesar de Sousa Dias, também destacou o padrão técnico: "Os debates são ricos e permitem aprofundamento. Saímos daqui com ideias novas e propostas concretas para aperfeiçoar as políticas públicas do setor portuário. É um evento já consolidado, com grandes perspectivas para o futuro". Ele ressaltou ainda que, a partir deste ano, o Portos & Costas Brasil passou a ter apoio institucional do Ministério dos Portos e Aeroportos, entrando para o calendário oficial da pasta.
 
Programação desta terça-feira
A programação segue nesta terça-feira (23) com novos eixos temáticos. Entre os destaques está a palestra de Alsimar Santos Damasceno, da VPorts, sobre os desafios da primeira e única autoridade portuária privada do Brasil. A Diretoria de Portos e Costas da Marinha do Brasil, representada pelo capitão de mar e guerra RM1 Marcos Taylor Fontes, também participa com exposição sobre a atuação da autoridade marítima.
 
O painel de Dragagem reúne Willian Fronza (Van Oord), John Verly (Royal IHC), Calebe Sangi Silva (VLI) e representantes da Autoridade Portuária de Santos, com foco em descarbonização, sustentabilidade tecnológica e gestão de profundidades.
 
Na temática de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, participam Larissa Santos (Ministério dos Portos e Aeroportos), Carlos Eduardo Costa e André Vieira (SK Ambiental), Adriano Truffi Lima (Vast Infraestrutura) e Sergio Estima (NEMA), debatendo práticas ambientais e estratégias de descarbonização.
 
O congresso também abre espaço para marinas e cruzeiros, com apresentações de Juliana Menegucci (MTCN), Paulo Fabiano Ferreira Filho (BR Marinas), Marco Ferraz (CLIA) e do prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que compartilha a experiência da Marina Beira-Mar Norte, e moderação de Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.
 
Encerrando a agenda, o presidente da AOCEANO, Fernando Luiz Diehl, apresenta uma palestra institucional sobre a contribuição da oceanografia para projetos de portos e costas.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Offshore
Wilson Sons inaugura nova estrutura do Centro de Treinam...
26/09/25
Margem Equatorial
Ibama aprova Avaliação Pré-Operacional (APO) realizada p...
25/09/25
GNV
Naturgy debate oportunidades para crescimento no mercado...
25/09/25
Aviação Sustentável
Embraer avança em estudos com SAF após aquisição do bioc...
25/09/25
Pessoas
Roberta Becker é a nova diretora de Marketing da Copa En...
25/09/25
Combustíveis
Etanol tem maior alta de preço desde maio, aponta levant...
24/09/25
ABIMAQ
Inteligência ambiental: ABIMAQ reúne lideranças para deb...
24/09/25
IBP
UnIBP celebra 7 anos com foco em qualificação, diversida...
24/09/25
Sísmica
Petrobras lidera fabricação inédita de sensores sísmicos...
24/09/25
Oportunidade
Petrobras abre mais de 700 vagas para jovens aprendizes ...
24/09/25
Pernambuco
Neoenergia PE renova contrato com R$ 6,1 bilhões em inve...
24/09/25
Bacia de Campos
Equinor conclui instalação do trecho de águas rasas do G...
24/09/25
Onshore
Rodada Zero: prorrogações de contratos de campos terrest...
23/09/25
Evento
Portos & Costas Brasil reúne especialistas em Itajaí
23/09/25
Evento
Copa Energia participa do Liquid Gas Week 2025, maior ev...
22/09/25
OTC Brasil 2025
OTC Brasil 2025 reúne líderes globais da energia offshor...
22/09/25
Combustíveis
Etanol anidro recua 1,80% e hidratado cai 1,23%, aponta ...
22/09/25
Oferta Permanente
ANP aprova inclusão de 275 novos blocos
19/09/25
Hidrogênio Verde
Complexo do Pecém (CE) abriga os primeiros projetos de h...
18/09/25
Energia Eólica
Parceria inovadora entre Petrobras, WEG e Statkraft colo...
18/09/25
Apoio Offshore
Omni Unmanned e SwissDrones concluem teste de UAV em pla...
18/09/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23