Meio Ambiente

Portos do Paraná lançam programação Junho Verde no mês do meio ambiente

Assessoria/Redação
03/06/2016 16:15
Portos do Paraná lançam programação Junho Verde no mês do meio ambiente Imagem: Divulgação Appa Visualizações: 1312

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promove a partir da próxima semana atividades como palestras, cursos e workshop. Chamada de “Junho Verde”, a programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado em 05 de Junho – tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância da preservação do Litoral e mostrar os programas desenvolvidos pelos Portos do Paraná na área ambiental.

A campanha é voltada à comunidade litorânea, técnicos de empresas que atuam na área portuária e funcionários da Appa.

“Desde a emissão da Licença Ambiental de Operação do Porto, em 2013, que encerrou um período de dez anos sem licenciamento, o Porto de Paranaguá tornou-se referência em sustentabilidade”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “São mais de 30 programas desenvolvidos nas áreas de energia, resíduos, biodiversidade, emissões atmosféricas e responsabilidade socioambiental ”, o secretário.

PROGRAMAÇÃO - Na segunda-feira (06), das 14h às 17h, acontece o Seminário “Oportunidades na Gestão Ambiental Portuária”. Aberto ao público, o evento vai abordar as frentes de trabalho na área portuária, projetos ambientais desenvolvidos pelo Porto de Paranaguá, Licenciamento Ambiental do Porto, Terceiro Setor e área portuária e os principais desafios ambientais na área portuária. As inscrições podem ser feitas pelo email: imprensaportos@appa.pr.gov.br. Os 32 primeiros inscritos ganharão um passeio na pelo cais do Porto de Paranaguá.

Na terça-feira (07), a Appa promove, às 9h e às 14h, o Seminário Boas Práticas Ambientais. O evento, destinado aos funcionários que trabalham na área portuária, vai abordar temas relacionados à importância de ações mais sustentáveis em atividades diárias, economia de energia e água, resíduos sólidos e qualidade de vida.

A atividade de quarta-feira (08) é destinada aos técnicos das empresas que operam no Porto de Paranaguá. O 1º Workshop de Gestão Ambiental Portuária acontece das 9h às 18h, no auditório da Appa. O objetivo é debater o Sistema de Gestão Ambiental dos arrendatários com base nas diretrizes da agenda ambiental e no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os representantes das empresas presentes vão expor suas ações e projetos na área ambiental.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, conta que o workshop será um espaço de troca de experiências para aprimoramento e melhorias ambientais em cada uma das empresas que operam no Porto de Paranaguá.

“Nos últimos cinco anos o Porto de Paranaguá saltou da 26ª para o 3º lugar no ranking do Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA), da Antaq. Isso se deve a um trabalho conjunto e que precisa ser permanente”, ressaltou Dividino.

PORTO ESCOLA ABERTO AO PÚBLICO - Entre as novidades do “Junho Verde” da Appa está uma sessão especial do Projeto Porto Escola que, nesta semana, será aberto para a comunidade litorânea. Em 9 de junho, às 14h30, os visitantes inscritos terão a oportunidade de participar do projeto que é realizado semanalmente com os alunos das escolas da rede municipal de Paranaguá.

O Porto Escola apresenta de forma lúdica, por meio de palestra interativa e visita ao cais, a importância da atividade portuária para a economia local e nacional, noções de cidadania, ações do porto para conservação do meio ambiente, saúde e segurança do trabalhador.

 

As inscrições para o Porto Escola para a Comunidade também podem ser feitas pelo email imprensaportos@appa.pr.gov.br.

 

Em 21 de junho, a Appa apresenta o Programa Porto Escola – Educação para a Sustentabilidade na 3ª edição do Ecoseil, programação de meio ambiente organizada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística. Serão apresentadas também as ações de limpeza na área do porto organizado voltadas ao combate dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

 

Para fechar a programação está previsto ainda para o mês de junho um plantio de mudas de espécies nativas coordenado pela Appa. O plantio será feito em uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, localizada às margens do Canal do Anhaia e que será recuperada pela Administração dos Portos como parte de um projeto de recuperação de áreas antropizadas, cujas características originais (solo, vegetação, relevo e regime hídrico) foram alteradas por conseqüência de atividade humana.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.