Incentivo

Portugal promete apoiar energia renovável em Cabo Verde

O primeiro-ministro português, José Sócrates, prometeu neste sábado (14) auxiliar Cabo Verde nos seus projetos de desenvolvimento de energias renováveis, manifestando-se disponível para transferir tecnologia nacional e incentivar a participação de empresas portuguesas em parcerias.

Agência Lusa
16/03/2009 09:40
Visualizações: 572

O primeiro-ministro português, José Sócrates, prometeu neste sábado (14) auxiliar Cabo Verde nos seus projetos de desenvolvimento de energias renováveis, manifestando-se disponível para transferir tecnologia nacional e incentivar a participação de empresas portuguesas em parcerias.

 

As palavras de José Sócrates foram proferidas no pólo de São Vicente da Universidade de Cabo Verde, após a assinatura de um memorando entre os governos de Portugal e de Cabo Verde, prevendo a abertura de uma linha de crédito de 100 milhões de euros para apoiar projetos cabo-verdianos na área das energias renováveis.

 

Na sua curta intervenção, o primeiro-ministro definiu o acordo em torno das energias renováveis como “o mais significativo na nova agenda de relações” entre Portugal e Cabo Verde, países que disse serem dependentes ao nível de energias fósseis.

 

“Queremos transferir [para Cabo Verde] tecnologias, que as empresas portuguesas cooperem em parcerias com empresas cabo-verdianas e que haja um intercâmbio no campo do conhecimento. Temos de afirmar as energias renováveis”, declarou o líder do executivo português.

 

Perante uma plateia majoritariamente constituída por estudantes universitários, Sócrates frisou que Portugal tem “a quarta maior empresa mundial na área das energias renováveis”.

 

“Temos o maior parque eólico da Europa e estamos a mudar o nosso paradigma energético em Portugal”, sustentou ainda.

 

Por sua vez, o primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, começou citando que o seu país não tem energias fósseis nem hídricas, mas tem como “ativos o mar, o vento e o sol”.

 

“Até 2020 queremos ter uma penetração de energias renováveis de 50% e queremos que uma das nossas ilhas seja totalmente abastecida por energias renováveis”, apontou.

 

No mesmo contexto, o primeiro-ministro cabo-verdiano disse que a meta do seu país, num prazo mais imediato, é ter em 2011 uma penetração de 25% em energias renováveis.

 

José Maria Neves recebeu uma prolongada salva de palmas numa fase do seu discurso em que se dirigiu diretamente a José Sócrates.

 

“Nós, cabo-verdianos, somos aventureiros. Nós somos os Magalhães do século 21. Estamos espalhados por todo o mundo”, declarou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
BOGE 2026
Dessalgadoras ganham papel estratégico na modernização d...
04/07/26
Combustíveis
Etanol volta a ser mais vantajoso que a gasolina após qu...
03/07/26
Financiamento
FAPESP destina R$ 50 milhões para projetos de inovação e...
03/07/26
Pessoas
Alessandra Davolio Gomes assume a direção de um dos maio...
02/07/26
Bacia Potiguar
BRAVA Energia inaugura Centro de Operações Integradas e ...
02/07/26
Tecnologia e Inovação
ABPIP desenvolve ecossistema próprio de inteligência art...
02/07/26
Etanol de milho
Atvos lança Pedra Fundamental da primeira planta de etan...
02/07/26
Reconhecimento
Constellation é a única empresa do setor de perfuração d...
02/07/26
Gestão do Conhecimento
200 mil pessoas, zero tolerância para treinamento que nã...
01/07/26
Resultado
Com 5,597 milhões de boe/d, a produção nacional de petró...
01/07/26
Bioenergia
Hora do jogo: começa hoje o 19º Congresso Nacional da Bi...
01/07/26
Firjan
ABDAN e FIRJAN lançam Agenda Nuclear para um Brasil Comp...
01/07/26
SOG 2026
Distribuição de gás em Sergipe entra na agenda estratégi...
30/06/26
Energy Summit
CPFL Energia está entre os destaques do Energy Summit Aw...
30/06/26
Resultado
ANP divulga dados consolidados do setor regulado em 2025
30/06/26
Energy Summit
Copa Energia lança desafio de inteligência artificial pa...
30/06/26
Fenasucro
FenaBio debate avanço do SAF e o papel do Brasil na avia...
30/06/26
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.