Marketing

Postos de combustíveis investem em programas de recompensa para atração e retenção de clientes

Redação TN Petróleo/Assessoria
12/05/2021 21:04
Visualizações: 1162 (0) (0) (0) (0)

Os programas de recompensa estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Apesar de ser uma estratégia recente, o marketing de relacionamento se consolidou e tem sido uma importante tática para atrair e reter clientes. Essa recompensa pela aquisição de um produto ou serviço pode fazer diferença, também, nas contas do dia a dia, seja na hora de abastecer o carro ou em uma troca de óleo, por exemplo.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), em parceria com a Locomotiva Instituto de Pesquisa, incentivos que ajudam os consumidores a economizar dinheiro são a principal razão pela qual eles participam de um programa. Segundo o levantamento, 65% dos participantes disseram que preferem realizar compras com marcas que oferecem o benefício e outros 61% dizem preferir concentrar compras em uma mesma marca.

Os postos de combustíveis e serviços têm um potencial de atratividade muito grande para atender a essa nova demanda de consumo, além de terem vantagem competitiva por agregarem mais de um serviço em um só local. Em apenas uma ida ao posto, o consumidor pode abastecer o carro, realizar a troca de óleo e, ainda, fazer as compras de mercado na loja de conveniência. "Isso traz economia ao consumidor, gera recorrência e mantém a dinâmica do mercado", avalia a gerente de Desenvolvimento de Varejo da ALE Combustíveis, Ana Carolina de Castro (foto).

Ela comenta que, em um cenário de incertezas econômicas, como é o resultante da pandemia de Covid-19, é natural que o consumidor passe a olhar mais para esse tipo de vantagem, que permita economizar. "Um programa, que esteja alinhado ao plano estratégico do posto de combustíveis e serviços, traz muitas vantagens não só aos clientes, mas também para o próprio revendedor. Com ele, o negócio pode alcançar os clientes que já consomem no estabelecimento, oferecendo motivos para continuarem consumindo. Eles têm, ainda, a oportunidade de conquistar novos clientes ao oferecer mais vantagens no processo da compra. Afinal, quanto mais vezes ele comprar, maior será o benefício que receberá de volta."

Esse tipo de ação também tem impacto sobre a experiência na jornada de compras do cliente, o que pode ser determinante para o sucesso do negócio. A experiência do consumidor é uma soma do atendimento de qualidade e de todo o caminho pelo qual ele passa até, de fato, comprar o produto. "O ideal é que esse processo seja descomplicado, atenda às necessidades do cliente e seja personalizado", afirma Ana Carolina.

Institucional

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Infotec Brasil consolida posicionamento estratégico na O...
09/05/25
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
Recursos Humanos
Divulgados resultados preliminares do PRH-ANP 2025
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Startups
Prorrogado até 12/5 o prazo para recursos no NAVE ANP
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Na OTC Houston 2025, Firjan participa da assinatura de M...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ABEMI reforça presença estratégica na OTC 2025
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
ONIP apresenta oportunidades de investimentos no Brasil
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE apresenta estudo sobre integração do biometano à inf...
08/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Empresa brasileira é destaque na OTC com estudo inédito ...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
Tecnologia da brasileira Vidya está sendo usada em opera...
08/05/25
Taxa Selic
Aumento da Selic em 14,75% aponta riscos à indústria e à...
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
Evento
Vendas de ingresso do Seminário de Gás Natural do IBP es...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Comitiva sergipana em feira nos EUA se reúne com diretor...
07/05/25
Sergipe Oil & Gas 2025
SOG25 vai dar destaque ao potencial de Sergipe na produç...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
Offshore
Descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas a...
07/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22