Infraestrutura

Preço de energia de curto prazo é o quinto mais alto desde 2001

Levantamento foi feito pelo engenheiro e consultor Humberto Viana Guimarães.

Valor Econômico
28/01/2014 09:48
Visualizações: 1147

 

Preço de energia de curto prazo é o quinto mais alto desde 2001
Com os seguidos recordes de demanda de energia no sistema e um regime de chuvas desfavorável, o preço de liquidação das diferenças (PLD) - o preço de energia de curto prazo - divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para esta semana, de R$ 486,59 por megawatt-hora (MWh), é o quinto maior desde a crise energética de 2001, que levou ao racionamento no país.
O levantamento foi feito pelo engenheiro e consultor Humberto Viana Guimarães. Segundo ele, em julho de 2001, ainda na época do Mercado Atacadista de Energia (MAE), o preço de curto prazo atingiu R$ 684 por MWh. Depois, os maiores valores foram observados em janeiro de 2008 (R$ 569,59, janeiro de 2013 (R$ 554,82) e fevereiro de 2008 (R$ 550,28.
Segundo Guimarães, o preço alto deve-se a vários fatores, como a queda do nível de armazenamento dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, em pleno período chuvoso, e o aumento do consumo de energia. Ele acredita que o recorde do PLD de 2001 pode ser quebrado, se a situação não mudar nas próximas semanas.
Outros especialistas também compartilham dessa visão e avaliam que o PLD pode superar R$ 500/MWh, ou até mesmo alcançar o teto regulatório (R$ 822,83/MWh, em fevereiro.
Segundo o executivo de uma comercializadora de energia que prefere não se identificar, se os preços se mantiverem altos, é possível que algumas indústrias eletrointensivas desliguem parte de suas linhas de produção para liquidar a energia excedente no mercado pelo preço alto. Ele, porém, não acredita em racionamento, devido ao parque térmico existente no país hoje, mais robusto do que aquele de 2001.
Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste marcam hoje 41,4% de armazenamento. No Nordeste, os lagos das usinas estão com 42,6% de acumulação, enquanto os do Sul registram 61,5% e os do Norte, 57,8%.
Diante do cenário crítico, o ONS está despachando 13,6 mil MW médios de termelétricas, incluindo usinas a óleo combustível. O volume equivale a quase um terço da produção total de energia elétrica do país hoje.
O acionamento das térmicas levanta outro problema: o custo de operação. O Valor apurou que o governo estuda não repetir o subsídio dado às distribuidoras em 2013, por meio de aportes do Tesouro Nacional na Conta de Desenvolvimento Energético.
Segundo uma fonte, se as distribuidoras tiverem que arcar com o custo das usinas térmicas, elas terão que utilizar recursos destinados a investimentos em qualidade do serviço. Se isso ocorrer, o resultado pode ser a piora dos indicadores de continuidade do serviço.
Apesar da situação delicada, o governo ainda não planeja ligar a térmica de Uruguaiana, de 600 MW, a gás, na fronteira com a Argentina. Para o governo, a operação da usina é complexa e cara. "A operação de Uruguaiana continua hibernando. A empresa ressalta que mantém conversas constantes com o CMSE [Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico]", afirmou a AES Brasil, dona da termelétrica, em nota.

Com os seguidos recordes de demanda de energia no sistema e um regime de chuvas desfavorável, o preço de liquidação das diferenças (PLD) - o preço de energia de curto prazo - divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) para esta semana, de R$ 486,59 por megawatt-hora (MWh), é o quinto maior desde a crise energética de 2001, que levou ao racionamento no país.

O levantamento foi feito pelo engenheiro e consultor Humberto Viana Guimarães. Segundo ele, em julho de 2001, ainda na época do Mercado Atacadista de Energia (MAE), o preço de curto prazo atingiu R$ 684 por MWh. Depois, os maiores valores foram observados em janeiro de 2008 (R$ 569,59, janeiro de 2013 (R$ 554,82) e fevereiro de 2008 (R$ 550,28.

Segundo Guimarães, o preço alto deve-se a vários fatores, como a queda do nível de armazenamento dos reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, em pleno período chuvoso, e o aumento do consumo de energia. Ele acredita que o recorde do PLD de 2001 pode ser quebrado, se a situação não mudar nas próximas semanas.

Outros especialistas também compartilham dessa visão e avaliam que o PLD pode superar R$ 500/MWh, ou até mesmo alcançar o teto regulatório (R$ 822,83/MWh, em fevereiro.

Segundo o executivo de uma comercializadora de energia que prefere não se identificar, se os preços se mantiverem altos, é possível que algumas indústrias eletrointensivas desliguem parte de suas linhas de produção para liquidar a energia excedente no mercado pelo preço alto. Ele, porém, não acredita em racionamento, devido ao parque térmico existente no país hoje, mais robusto do que aquele de 2001.

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste marcam hoje 41,4% de armazenamento. No Nordeste, os lagos das usinas estão com 42,6% de acumulação, enquanto os do Sul registram 61,5% e os do Norte, 57,8%.

Diante do cenário crítico, o ONS está despachando 13,6 mil MW médios de termelétricas, incluindo usinas a óleo combustível. O volume equivale a quase um terço da produção total de energia elétrica do país hoje.

O acionamento das térmicas levanta outro problema: o custo de operação. O Valor apurou que o governo estuda não repetir o subsídio dado às distribuidoras em 2013, por meio de aportes do Tesouro Nacional na Conta de Desenvolvimento Energético.

Segundo uma fonte, se as distribuidoras tiverem que arcar com o custo das usinas térmicas, elas terão que utilizar recursos destinados a investimentos em qualidade do serviço. Se isso ocorrer, o resultado pode ser a piora dos indicadores de continuidade do serviço.

Apesar da situação delicada, o governo ainda não planeja ligar a térmica de Uruguaiana, de 600 MW, a gás, na fronteira com a Argentina. Para o governo, a operação da usina é complexa e cara. "A operação de Uruguaiana continua hibernando. A empresa ressalta que mantém conversas constantes com o CMSE [Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico]", afirmou a AES Brasil, dona da termelétrica, em nota.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Cladtek foi selecionada para desenvolver tecnologia que ...
22/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
22/09/26
ROG.e 2026
Lideranças globais apontam Brasil como polo de estabilid...
22/09/26
ROG.e 2026
Firjan marca presença na abertura da ROG.e 2026 e firma ...
22/09/26
ROG.e 2026
ABB apresenta na ROG.e 2026 portfólio integrado para ope...
22/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias que respondem aos ...
22/09/26
ROG.e 2026
Grupo Forship consolida liderança nacional em O&M (opera...
21/09/26
Brandend Content
Integridade de ativos offshore: como a integração entre ...
21/09/26
BOGE 2027
Bahia Oil & Gas Energy 2027 conecta negócios, inovação e...
21/09/26
Brandend Content
Descoberta e confiança: os dois tempos da venda industrial
21/09/26
ROG.e 2026
Confira a programação do estande do Espírito Santo na RO...
21/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa ...
20/09/26
ROG.e 2026
Primeira edição da Energy Run reúne mais de 1 mil partic...
20/09/26
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI SESI apresenta na ROG.e novas tecnologias d...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
PPSA inicia série de palestras na ROG.e com temas sobre ...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25