Jornal do Commercio
O presidente da Transpetro, Sérgio Machado, chega hoje a Pernambuco. Ele vai se reunir com o governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), com o sindicato dos petroleiros e ainda visitar Suape, que está investindo R$ 89 milhões em obras de infra-estrutura para receber um estaleiro projeto que disputa encomendas da estatal. No próximo dia 16, a Transpetro receberá as propostas financeiras marcando a última etapa do processo de licitação dos navios.
Machado chega ao Recife ainda pela manhã. Segundo a agenda, ele faz uma visita de cortesia ao Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-PE/PB), em Boa Viagem. Ele vai aproveitar a viagem a Pernambuco para se reunir com os nossos associados e conversar com a base. Temos assuntos a tratar sobre Suape, o gasoduto e o Porto de Cabedelo, diz o coordenador geral do Sindipetro PE/PB, Luiz Antônio Lourenzon.
O presidente da Transpetro também visitará Suape, que vai abrigar o estaleiro que a Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Mitsui vão construir por US$ 170 milhões. O empreendimento disputa a licitação da Transpetro, que apenas na primeira fase vai contratar 26 navios ao preço estimado de US$ 1,5 bilhão. É muito boa a nova visita de Sérgio Machado a Suape, pois ele vai conhecer tudo o que o Estado está fazendo nesse processo, diz o presidente do Porto de Suape, Matheus Antunes.
Além da encomenda da Transpetro, o estaleiro pernambucano disputa uma concorrência aberta pela Petrobras para um dique seco, capaz de fazer manutenções de plataformas de petróleo. A Petrobras prevê investir US$ 80 milhões nesse projeto.Já as obras de infra-estrutura, que estão sendo custeadas pelo Estado, incluem um acesso rodoferroviário e a dragagem na Ilha de Tatuoca local onde será instalado o empreendimento. A Camargo Corrêa deve iniciar as obras de construção do estaleiro no final desse mês.
A programação do presidente da Transpetro inclui almoço com o governador Jarbas Vasconcelos e uma entrevista coletiva. A estatal marcou para o dia 16 deste mês uma cerimônia, no Rio de Janeiro, para receber as propostas comerciais das oito empresas participantes da licitação. O processo vem se arrastando há quase dois anos.
Primeiro as empresas compraram os editais para participar do certame. Depois enfrentaram a pré-qualificação técnica seguida da qualificação financeira. Agora finalmente serão entregues as propostas financeiras, em que cada consórcio vai dizer que tipo de embarcação quer construir Suezmax, Aframax, produtos e gaseiros e por qual valor. Depois da análise, os contratos devem ser assinados em março.
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