Petróleo

Previsão é inaugurar prédios de infraestrutura ainda este mês para obras da Refinaria

Folha de Pernambuco
21/06/2010 09:30
Visualizações: 660

E quanto ao restante das obras da Refinaria Abreu e Lima? Se a terraplanagem pode sofrer atrasos, o cronograma das outras intervenções também não está livre disso. Em abril, o último cronograma passado pelo Petrobras dizia o seguinte: os prédios de infraestrutura para acompanhamento da construção serão inaugurados em junho (2010), o primeiro dos três tanques de água bruta (21,1% era o total do que estava feito até aquele mês) está previsto para ser acabado em julho e o píer petroleiro (72,5% era o total do que estava feito) deverá ser concluído em dezembro.

 

Não obstante, especialistas afirmavam que os pacotes de construção da unidade de refino - lançados em novembro de 2008 - chegaram ao mercado sem o nível adequado de especificação exigido pelas empresas de montagens. Isso teria gerado uma valorização excessiva dos preços. Pressionada por declarações políticas de representantes em eventos oficiais, a Petrobras teve de agilizar procedimentos burocráticos delicados, subestimar custos e acelerar processos que demoram para serem abalizados, o que ampliou as suspeitas sobre a obra e estimulou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado. A unidade de refino de Pernambuco foi o alvo dos parlamentares em diversos momentos da investigação.

 

As licitações eram para contratar os pacotes de construção e montagem da refinaria (tanques, tubovias, torre de destilação e casa de força). O resultado ficou muito aquém do esperado. Houve uma majoração do custo inicial - US$ 10 bilhões. Foram meses de negociação intensa com as empresas para rever valores colocados. “Falamos desde o início que não iríamos construir a Refinaria pelo preço que estava sendo colocado. Não iríamos fazê-la de qualquer jeito”, afirmou à Imprensa o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa. A preocupação era em ter prejuízo ao invés de lucro. Em dezembro de 2009, os grandes contratos foram assinados, com o valor de R$ 8,8 bilhões. O Tribunal de Contas da União (TCU) tem acompanhado cada um, ou seja, novas auditorias estão sendo feitas.

 

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.