Petróleo

Procuradores fazem curso sobre o trabalho em plataformas

ntre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), 30 procuradores lotados em vários estados do Brasil receberão instruções para realizarem inspeções vinculadas ao Projeto Ouro Negro. O projeto reúne um conjunto de ações voltadas para estabelece

Agência Brasil
19/08/2013 10:27
Visualizações: 800
Procuradores do Trabalho que atuam no setor de petróleo vão participar no Rio de Janeiro do Curso de Aperfeiçoamento Trabalho em plataforma de petróleo. Entre quarta-feira (21) e sexta-feira (23), 30 procuradores lotados em vários estados do Brasil receberão instruções para realizarem inspeções vinculadas ao Projeto Ouro Negro. O projeto reúne um conjunto de ações voltadas para estabelecer condições dignas e decentes na indústria da prospecção e exploração de petróleo, especificamente as plataformas ou embarcações de exploração de petróleo.

"Este projeto tem como meta a adequação do meio ambiente de trabalho em plataformas de petróleo e busca implementar a legislação protetiva dos empregados no âmbito da atividade econômica de exploração de petróleo", informou o responsável pela Coordenadoria Nacional do Trabalho Portuário e Aquaviário do Ministério Público do Trabalho e orientador pedagógico do curso, Mauricio Coentro.

O curso foi organizado pela Escola Superior do Ministério Publico da União, que fez o sorteio dos participantes. Segundo Márcio Coentro, além de serem orientados sobre o Projeto Ouro Negro, os procuradores vão aprender sobre a atuação diferenciada de parceiros institucionais como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Marinha do Brasil.

"Há aulas sobre a conceituação básica dos tipos de plataformas existentes, como funcionam a exploração e produção de petróleo, bem como, a aplicação das normas de tutela do meio ambiente de trabalho em plataformas de petróleo. Por fim, há uma visita técnica a uma plataforma, para que os membros do Ministério Público [do Trabalho] possam ter contato com o que foi lecionado", explicou o orientador pedagógico.

De acordo com a programação do curso, a visita à plataforma está prevista para quinta-feira. Os procuradores viajarão do Rio para Macaé, norte fluminense. Lá haverá uma apresentação sobre a Bacia de Campos, visita a uma sala de controle de emergência e ao Centro de Controle Operacional. Eles se deslocarão de helicóptero até a plataforma FPSO P-63 (unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência de petróleo) para uma visita às instalações.

Este é o terceiro ano em que o curso é lecionado e, de acordo com o coordenador, a meta da Escola Superior do MPU é manter o programa para o próximo ano por causa da demanda dos procuradores.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Apoio Marítimo
Wilson Sons lança novo rebocador para operar no Porto de...
14/05/26
Hidrogênio
ANP e OCDE realizam wokshop sobre gerenciamento de risco...
14/05/26
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23