Contêineres

Produção de contêiner chega ao Maranhão

    Empresa Santa Clara pretende desenvolver produtos para o transporte de carga. Especializada na fabricação de estruturas metálicas e montagem eletromecânica, a Santa Clara Construção, Comércio e Representação Ltda, localizada no Distrito Industrial de São Luís encara um ...

Redação
22/03/2006 00:00
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    Empresa Santa Clara pretende desenvolver produtos para o transporte de carga. Especializada na fabricação de estruturas metálicas e montagem eletromecânica, a Santa Clara Construção, Comércio e Representação Ltda, localizada no Distrito Industrial de São Luís encara um novo desafio. A empresa acaba de fabricar dois contêineres para fins administrativos. É a primeira empresa do Maranhão a construir este tipo de equipamento, que custou em torno de R$ 85 mil, cada. No momento, a empresa negocia a fabricação de mais cinco contêineres para o Pará.
    Este ano, a Santa Clara investe mais R$ 300 mil - por meio de financiamento no Banco do Brasil - para a aquisição de máquinas de produção para as suas diversas atividades. As maquinas, importadas da Europa, já chegaram ao Brasil por meio do Porto do Rio Grade do Sul e devem chegar a São Luís no próximo mês. Os contêineres foram feitos sob encomenda para o Grupo Especial de Polícia Marítima (Gepom), da Polícia Federal, instalado no Porto do Itaqui, em São Luís.
    Como atividade carro-chefe da empresa a fabricação de estruturas metálicas de grande porte, em princípio, a fábrica só via fornecer contêiner mediante encomendas, que podem ser fabricados de acordo com as especificações do cliente. Entusiasmado com o resultado da experiência, o proprietário da Santa Clara não descarta a possibilidade de atender a pedidos para fabricar também contêiner para outras utilidades como o transporte de cargas. 
    O contêiner administrativo é uma unidade móvel que substitui um escritório, podendo ser transferido para qualquer local. No caso do Gepom, o equipamento vai ser útil para o período de obras no porto do Itaqui. O agente responsável pelo porto, Orlando Bertrand Júnior, explica que o órgão precisa de uma unidade móvel para ficar mais próximo do cais e da lança utilizada para o patrulhamento na área.
    Com revestimento em chapas de aço, o contêiner fabricado pela Santa Clara tem isolamento termoacústico e acabamento em duraplac (material semelhante à fórmica). O contêiner possui 55 pés cúbicos (12 metros de comprimento por 2,44 de largura). No interior possui toda a estrutura de um escritório. Criada em agosto de 1991, a Santa Clara passou por uma ampliação nos últimos dois, o que exigiu investimentos no valor de R$ 300 mil, recursos próprios. no Maranhão.
    Com um faturamento anual em torno R$ 3,5 milhões por ano, a empresa emprega 140 funcionários. Conta com uma área em torno de 13 mil m² de área - dez vezes mais o seu espaço inicial. Empresa de médio porte, a Santa Clara atua ainda na prestação de serviços, nas áreas de jateamento abrasivo, pintura industrial e montagem eletromecânica e fornecimento de mão de obra especializada. O contêiner tem várias finalidades, desde o transporte de cargas em navios a escritórios, carregamento de granéis e utilização nas telecomunicações, cada um fabricando dentro atendendo as suas especificações.
    No Brasil, apenas uma empresa, localizada em São Paulo, fabrica contêineres para várias finalidades em larga escala, exceto para cargas marítimas, a Paulista Containers Marítimos, comandada pelo grupo britânico Sea Containers. Com o crescimento das exportações, o mercado nacional reclama da falta de contêineres para o transporte de cargas. A paulista já chegou a fabricar contêiner para o transporte marítimo de cargas, mas desistiu porque não conseguia competir com o mercado internacional.
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