Resultado

Produção de etanol cresce e alcança 25,13 bilhões de litros

Valor Econômico
05/01/2011 09:29
Visualizações: 1257
A produção de etanol anidro e hidratado registrou alta de 22,80% e 8,51%, respectivamente, na safra de 2010/2011, ante a safra de 2009/2010. Ao todo, foram produzidos 25,13 bilhões de litros, sendo 17,78 bilhões de litros de etanol hidratado e 7,35 bilhões de litros de anidro, de acordo com o relatório de acompanhamento da safra da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica).


Os números garantem a segurança no abastecimento, mesmo havendo uma forte migração de consumo nos veículos flex de etanol hidratado para gasolina do tipo “c”, ou comum. “Isto ocorre em função do ajuste natural entre a oferta e a demanda de etanol, e lembrando que se mantém o nível de mistura atual do produto à gasolina, de 25%,” explica Antônio de Padua Rodrigues, diretor técnico da Unica.


O volume de etanol comercializado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul somou 1,12 bilhão de litros na primeira quinzena de dezembro, alta de 5,30% no comparativo com o mesmo período da safra 2009/2010. Deste total, 71,45 milhões de litros destinaram-se à exportação, e 1,05 bilhão de litros ao mercado doméstico.


As vendas domésticas de etanol hidratado somaram 755,28 milhões de litros nos 15 primeiros dias de dezembro, volume praticamente estável relativamente aos 774,26 milhões de litros comercializados na quinzena anterior. Esse volume é significativo na medida em que os preços do produto permaneceram competitivos frente aos da gasolina do tipo “c” em seis Estados (Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Tocantins) durante o período.


Já as vendas internas de etanol anidro somaram 293,78 milhões de litros na primeira quinzena de dezembro, contra 294,41 milhões de litros nos últimos 15 dias de novembro. No acumulado desde o início de abril, o volume total comercializado do produto alcançou 5,14 bilhões de litros, dos quais 91,78% direcionaram-se ao abastecimento do mercado doméstico, contra 4,98 bilhões de litros registrados no mesmo período de 2009.


As vendas acumuladas de etanol hidratado apresentaram ligeira retração de 5,56%, somando 13,74 bilhões de litros vendidos entre abril até 15 de dezembro de 2010. Como resultado, o montante total de etanol comercializado pelas unidades da região Centro-Sul alcançou 18,88 bilhões de litros,  3,33% inferior ao observado em 2009.


Cana-de-açúcar
O volume de cana-de-açúcar processado na região Centro-Sul do país totalizou 8,70 milhões de toneladas na primeira quinzena de dezembro, uma redução de 45,37% em relação ao mesmo período da safra anterior, e de 52,98% comparativamente aos últimos 15 dias de novembro de 2010.


A diminuição progressiva da moagem é decorrência da queda do número de usinas em operação. Até o dia 15 de dezembro de 2010, a estimativa é que 60 usinas devam prosseguir suas atividades até o final do último mês do ano. Na safra anterior este número era de aproximadamente 220 unidades.


“A safra 2010/2011 está praticamente encerrada e qualquer aumento da moagem nos períodos subseqüentes será apenas residual,” avalia Rodrigues.


No acumulado da safra até o dia 15 de dezembro, a moagem somou 552,48 milhões de toneladas, 7,21% acima do valor registrado em igual período de 2009. Estas cifras ratificam o que a UNICA já expôs publicamente no final de novembro, de que a quantidade de cana-de-açúcar moída nesta safra ficará abaixo das 560 milhões de toneladas.


“As condições climáticas desfavoráveis à colheita nesse final de safra, e a conseqüente redução da produtividade agrícola do canavial em função da estiagem no período de maio a setembro, explicam esta forte retração da moagem, a qual já era esperada,” acrescenta Antonio de Padua.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
ABPIP e Sebrae/RN firmam parceria para impulsionar inova...
29/10/26
Aviação
ANP fará consulta pública sobre regulamentação do Progra...
29/10/26
Investimentos
PD&I - aprovada abertura de consulta e audiência pública...
29/10/26
ANP
Aprovada resolução sobre cessão de contratos de E&P
29/10/26
Resultado
Foresea registra receita líquida de US$179 milhões e ele...
29/10/26
Resultado
Com crescimento de 11,7% em um ano, produção própria de ...
29/10/26
Firjan
Resultados dos recentes leilões de óleo e gás impulsiona...
28/10/26
Energia Elétrica
Leilão de Transmissão de Energia deve movimentar quase R...
28/10/26
Royalties
Valores referentes à produção de agosto foram distribuíd...
28/10/26
RenovaBio
Instituto Totum certifica produção de etanol da Diana Bi...
27/10/26
GNL
Edge e Compagas avançam em projeto de GNL para ampliar o...
27/10/26
Energia Elétrica
Abraceel inaugura autorregulação para reforçar segurança...
27/10/26
Mato Grosso
Além do agro, Sinop amplia espaço para serviços e novos ...
26/10/26
Pré-Sal
PPSA realiza 10º Leilão Spot na próxima quarta-feira
26/10/26
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25