Petróleo

Produção do CE cai 7,6% no acumulado do ano

Jornal do Commercio
08/09/2011 17:33
Visualizações: 674
O Ceará produziu menos petróleo nos sete primeiros meses deste ano. De janeiro a julho, foram retirados das jazidas do estado, em terra e mar, 1,51 milhão de barris de óleo, o que representa uma média de 7,1 mil barris por dia. Esse volume representa retração de 7,6% em relação a igual período do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Petróleo.

A produção no acumulado de sete meses divide-se entre 1,16 milhão de barris extraídos do mar, diminuição de 6,8% ante igual período do ano passado, e 352.374 barris de poços em terra, queda de 10,2%.

O ano já começou com resultados negativos, apontando uma queda de 29,1% em janeiro. Os volumes perdidos até conseguiram ser recuperados nos dois meses seguintes, mas os resultados de abril, maio e junho voltaram a por a produção para baixo. Somente no mês de junho, a redução foi de 26,6%, ou seja, foram produzidos 73,1 mil barris a menos.


Julho tem baixa

Apenas em julho último, foram 205.168 barris, a segunda menor produção mensal neste ano no estado. Destes, 155 mil barris vieram de plataformas de exploração no mar e 49,7 mil barris de poços em terra. A queda na produção de petróleo no Ceará se explica pelo natural envelhecimento das jazidas em exploração, e pouca intensidade na perfuração de novos poços de petróleo.

Neste segundo semestre, a Petrobras, única empresa a realizar exploração de petróleo no Ceará, tanto em mar quanto em terra, pretende abrir outros 12 poços na Fazenda Belém, entre Icapuí e Aracati.


Queda constante

Desde 2003, observa-se a queda na produção de petróleo no Ceará. Naquele ano, foram produzidos 5,4 milhões de barris, volume que, em redução gradual ao longo dos anos, chegou a 2,9 milhões em 2010. Neste intervalo, a produção em terra registrou altos e baixos nos seus resultados, enquanto que, em mar, só houve decréscimo, saindo de 4,4 mi para 2,2 milhões.

A queda da produção de petróleo reflete, diretamente, nos repasses de royalties aos estados e municípios beneficiários. O que é produzido em um mês gera compensações financeiras que serão entregues em dois meses, ou seja, a produção de junho vai gerar os royalties que serão repassados em agosto.


No país

A produção de petróleo da Petrobras no país atingiu o menor nível desde outubro do ano passado: 1,968 milhão de barris/dia em julho, o que representou queda de 3,8% frente ao mês anterior. Se comparado a julho de 2010, houve recuo de 1,84%.

Foi a primeira vez também, desde outubro, que a produção ficou abaixo de 2 milhões de barris/dia. Naquele mês, haviam sido extraídos 1,938 milhão de barris/dia.

A Petrobras atribuiu a retração a paradas programadas para manutenção em cinco plataformas. Fiscalizações da ANP, Ministério do Trabalho e Marinha interromperam atividade de algumas plataformas. "Coisas que não eram impeditivas, hoje, passam a ser. Não ter treinamento em trabalho em altura, não ter na plataforma certificado de treinamento de um profissional, assinatura ilegível na autorização, por exemplo", disse o presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Descarbonização
ABPIP e ANP debatem novas regras de descarbonização do m...
19/08/26
Navalshore
Sotreq leva a Navalshore 2026 soluções em peças, motores...
19/08/26
Diesel
Vibra lança o Supera Plus, o único diesel premium desenv...
19/08/26
Termelétrica
Eneva e GE Vernova iniciam operações na usina Azulão
19/08/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana encerra 32ª edição com movimentação...
19/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Firjan
Panorama Naval no Rio de Janeiro destaca novo ciclo de o...
18/08/26
Gás Natural
Decisão judicial de São Paulo sobre taxa de fiscalização...
18/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.