E&P

Produção privada de petróleo cresceu 48%

Agência Estado
13/03/2007 00:00
Visualizações: 1588

Em janeiro, média foi de 37 mil barris por dia no país

A produção privada de petróleo no Brasil atingiu os 37 mil barris por dia em janeiro deste ano, volume 48% superior ao registrado há um ano.

Segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o país produziu uma média de 1,822 milhão de barris de petróleo por dia no primeiro mês de 2007. A maior parte deste volume, 1,785 milhão, foi extraída pela Petrobras.

Além da estatal, produzem petróleo no Brasil a anglo-holandesa Shell e a espanhola Repsol, além de pequenas companhias proprietárias de campos terrestres, que extraem menores volumes. Shell e Repsol são parceiras da Petrobras - a primeira, no campo de Bijupirá-Salema e a segunda, em Albacora Leste, ambos na Bacia de Campos.

O nível total de produção calculado pela ANP representa um aumento de 2,6% com relação ao volume registrado em janeiro do ano passado. Na comparação com o mês anterior, porém, a produção de janeiro de 2007 caiu 2,7%, movimento provocado, principalmente, pela parada para manutenção da plataforma P-37, da Petrobras, no campo de Marlim.

A produção privada, no entanto, também registrou queda nessa comparação, passando dos 42 mil barris por dia registrados em dezembro para 37 mil barris por dia em janeiro. A ANP não informa o motivo da redução.

Outras três empresas privadas planejam produção de petróleo ou gás na costa brasileira: Devon, El Paso e Norsk Hydro, que já descobriram reservas comerciais. A americana Devon tem o projeto mais avançado, batizado de Polvo, com início da produção prevista para julho. A El Paso, também dos Estados Unidos, apresentou plano à ANP indicando início da produção em Pinaúna, na Bahia, no final do ano. Já a norueguesa Norsk Hydro só deve iniciar as operações do campo de Peregrino, na Bacia de Campos, em 2009. As reservas foram descobertas pela canadense Encana, que decidiu passar sua fatia no projeto adiante.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Etanol
IA ajuda Raízen a antecipar riscos e combater incêndios ...
23/10/26
Descomissionamento
Painel dinâmico traz novas funcionalidades sobre ativida...
23/10/26
ANP
Encontro Nacional do PRH-ANP reúne 414 participantes com...
23/10/26
Gás Natural
Leilão da PPSA traz competitividade à indústria nacional
22/10/26
Firjan
Boletim Rio Exporta destaca que estado do Rio obtém cres...
21/10/26
Refino
Acelen assume naming rights e amplia presença da marca n...
21/10/26
Gás Natural
ANP adia audiência pública sobre o Gas Release para 19/11
21/10/26
Gás Natural
1º Leilão de Gás Natural da União tem 36 empresas habili...
20/10/26
BPC 2026
Eficiência, inovação e regulação dominam os debates hoje
20/10/26
ANP
Seminário da ANP debate desempenho da indústria de petró...
20/10/26
Biometano
White Martins amplia atuação em soluções energéticas com...
20/10/26
Pré-Sal
P-82 inicia viagem rumo ao Brasil
20/10/26
BPC 2026
Segurança energética e a nova onda da exploração
19/10/26
Evento
Brazilian Petroleum Conference (BPC 2026) começa na segu...
19/10/26
iBEM27
Terceiro encontro internacional de energia abre calendár...
19/10/26
Resultado
Produção de petróleo da União marca 313 mil barris por d...
19/10/26
Biometano
Necta destaca avanço do biometano em São Paulo durante a...
19/10/26
Fiscalização
ANP e Senacon fiscalizam mercado de combustíveis para co...
16/10/26
Energia Nuclear
Relatório global aponta que apoio à energia nuclear supe...
16/10/26
Pessoas
Presidente da ABiogás integra a lista "As 100 Mulheres P...
16/10/26
Resultado
Petrobras alcança R$ 800 bilhões em valor de mercado e r...
16/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25