O governo federal vai investir R$ 220 milhões na capacitação de 70 mil profissionais para a área naval nos próximos três anos. O anúncio foi feito na manhã de ontem, em Porto Alegre, pelo coordenador do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), José Renato Ferreira de Almeida, durante reunião da Comissão de Representação Externa para a Instalação do Pólo Naval na Região Sul, da Assembléia Legislativa.
O objetivo é preparar profissionais para atender o aumento de demanda provocado pela licitação anunciada no dia 10 pela Transpetro, para a construção dos primeiros 26 navios do seu Programa de Renovação de Frota, avaliados em R$ 1,3 bilhão. O Rio Grande do Sul poderá ter dois estaleiros contratados: o Rio Grande e o Aker Pomar, que quer instalar uma unidade no Sul do Estado.
De acordo com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Marcelo Mutra, o lançamento das ações de capacitação ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro, na Bahia, durante o 3º Fórum Nacional do Prominp. Na ocasião, será inaugurado o portal do Prominp e abertas as inscrições gratuitas. A escolha dos candidatos será feita por seleção pública nacional a cada seis meses. A idéia do programa é tornar o Brasil auto-suficiente em recursos humanos para atuação na área, ressaltou. O coordenador do Prominp revelou que o governo federal, em parceria com universidades, criará 600 cursos e 3,6 mil turmas em todo o País até 2007. No Rio Grande do Sul, serão implantados pelo menos 74 cursos e 280 turmas, qualificando mais de cinco mil alunos.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a
usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa
política de privacidade, termos de uso
e cookies.