Tecnologia

Projeto de injeção de água no campo marítimo de Ubarana ganha novo fôlego no RN

Tribuna do Norte (RN)
28/03/2011 10:11
Visualizações: 1406

A Petrobras recebeu na última quarta-feira licença de instalação para ampliar o sistema de injeção de água no campo marítimo de Ubarana, localizado na bacia potiguar. Esse é um dos três maiores projetos da empresa para o Rio Grande do Norte em 2011. A instalação dos dutos e conexões levará aproximadamente 1 ano. A previsão é que o novo sistema entre em operação em 2012. A Petrobras está investindo R$600 milhões na ampliação do sistema. A expectativa é que, com o estímulo da injeção, a produção de barris no campo marítimo de Ubarana passe de 2 mil barris por dia para 14 mil barris por dia. Número que poderá ser alcançado nos próximos cinco anos, quando a produção atingir o pico.

 

O campo de Ubarana foi o primeiro a ser descoberto no estado e deve continuar produzindo até 2050O campo de Ubarana foi o primeiro a ser descoberto no estado e deve continuar produzindo até 2050.



O campo marítimo de Ubarana foi o primeiro a ser descoberto no Rio Grande do Norte. Entrou em operação em 1976 e deve continuar produzindo até 2050. Segundo Luiz Carneiro, gerente de Engenharia de Produção da Unidade de Operações do Rio Grande do Norte/Ceará da Petrobras, o campo precisava passar por uma revitalização. Outros campos também estão sendo revitalizados, como os campos marítimos de Estreito, Alto do Rodrigues e Canto do Amaro, em fase de instalação.

 

A ampliação do sistema, na avaliação do gerente, traz uma série de benefícios para o RN, como aumento da arrecadação de ICMS e geração de emprego, durante a fase de instalação, e aumento nos royalties, durante a fase de operação. “Os benefícios mudam de acordo com a fase, mas são de igual importância”, afirma Luiz Carneiro. Quando injeta-se água no duto, a produção aumenta, elevando os valores obtidos. Segundo ele, o atraso na entrega da licença de instalação trouxe impactos no cronograma, mas não chegou a prejudicar a produção.



Produção



A produção de petróleo no RN em terra e mar alcançou 64.052 barris por dia em fevereiro de 2011, registrando crescimento em relação ao mesmo período de 2010, quando estava no patamar de 61.584 barris por dia. Já a produção de Gás subiu de 1,47 milhão de metros cúbicos por dia para 1,54 milhão de metros cúbicos por dia. Apesar das variações, consideradas normais, pelo gerente de Engenharia de Produção, a tendência é que a produção se mantenha estável ao longo do ano. Ele prevê incremento em alguns números à medida em que projetos como o de Ubarana forem implantados.



Licença



O atraso na concessão da licença para o projeto de Ubarana, segundo Carneiro, ocorreu porque o Ibama pediu alguns estudos adicionais. Segundo ele, o processo de licenciamento é longo, prevê três etapas: licença prévia (que avalia a viabilidade do projeto do ponto de vista ambiental); licença para instalação (que dá início as obras) e licença de operação (que autoriza as atividades).


Método



O método de injeção de água aumenta a pressão nos dutos e faz com que o petróleo ou gás subam até a superfície. A rocha porosa é como uma grande esponja. À medida que se extrai petróleo, os poros vão se esvaziando e a pressão no duto cai, dificultando a extração. Injetar água é preencher os espaços vazios e manter a pressão.


Mais Lidas De Hoje
veja Também
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI SESI apresenta na ROG.e novas tecnologias d...
18/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
PPSA inicia série de palestras na ROG.e com temas sobre ...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
ROG.e 2026
Avanços em Wahoo e eficiência operacional integram agend...
18/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias para operações off...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
ROG.e 2026
ANP participará de evento que reúne o setor de energia
17/09/26
ROG.e 2026
BRAVA Energia consolida presença na ROG.e 2026 com desta...
17/09/26
ROG.e 2026
IATI leva dez tecnologias desenvolvidas em Pernambuco à ...
17/09/26
ANP
Oferta Permanente: divulgadas as sequências das ofertas ...
17/09/26
Petroquímica
Braskem registra recorde histórico de produção de propen...
17/09/26
ROG.e 2026
Eficiência energética com redução de consumo de diesel é...
17/09/26
ROG.e 2026
M&O e Belga Marine apresentam soluções globais para ener...
17/09/26
ROG.e 2026
IBP e OPITO promovem experiência imersiva e gamificada p...
17/09/26
ROG.e 2026
Amapá leva estratégia de atração de investimentos para a...
17/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25