Meio Ambiente

Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos tem registros inéditos no Estado de São Paulo em 2021

Mais de 1.500 km de praias são monitorados pelo projeto na área de abrangência da Bacia de Santos. Trabalho inclui registro e atendimento veterinário

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
21/02/2022 13:35
Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos tem registros inéditos no Estado de São Paulo em 2021 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 2045

Pela primeira vez, desde o início da execução em 2015, o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou um lobo-marinho-antártico (Arctocephalus gazella) no litoral paulista. Três espécies de aves, usualmente presentes em áreas mais oceânicas, também tiveram registros inéditos no Estado de SP: pardela-de-óculos (Procellaria conspicillata), atobá-grande (Sula dactylatra) e mandrião-de-cauda-comprida (Stercorarius longicaudus).

Segundo Henrique Chupil, ornitólogo do IPEeC (instituição que realiza o monitoramento em Iguape, Ilha Comprida e Cananeia), a explicação para os registros inéditos no Estado de SP das aves pardela-de-óculos, atobá-grande e mandrião-de-cauda-comprida pode estar associada ao clima. “Provavelmente algum evento metereológico contribuiu para desviar o caminho desses animais e fez com que chegassem às nossas praias.”

Em 2021, mais de 15 mil novos registros foram realizados, que se somaram ao vasto acervo de informações sobre mamíferos, aves e tartarugas marinhas que o projeto vem construindo. As aves marinhas foram os animais mais registrados pelo PMP-BS no ano passado, com 10.261 registro, sendo a espécie com maior número de registros o pinguim de Magalhães (Spheniscus magellanicus).

Rede de Atendimento Veterinário
Todos os animais marinhos encontrados debilitados pelo PMP-BS são avaliados e, quando necessário, encaminhados para instalações da Rede de Atendimento Veterinário do projeto. Os animais passam por estabilização clínica e tratamento veterinário, até sua reabilitação.

No ano passado, o PMP-BS concluiu a reabilitação de mais de 500 animais marinhos, sendo que as aves foram o grupo como maior número de indivíduos reabilitados. A espécie com maior número de indivíduos reabilitados foi o gaivotão (Larus dominicanus), seguido pelo atobá-marrom (Sula leucogaster) com segundo maior número, e pelo pinguim de Magalhães (Spheniscus magellanicus) com terceiro maior número de reabilitados.

Na Baixada Santista, há duas unidades da Rede de Atendimento Veterinário do PMP-BS: um Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos no Guarujá e uma Unidade de Estabilização de Animais Marinhos na Praia Grande.

Sobre o PMP-BS
O PMP-BS é executado pela Petrobras como condicionante do licenciamento ambiental conduzido pelo Ibama para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás na Bacia de Santos. O objetivo é avaliar a interferência das atividades sobre aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento de praias e do atendimento veterinário a animais vivos e mortos. Mais de 1.500 km da costa são monitorados nos municípios litorâneos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e do Rio de Janeiro (de Paraty até Saquarema).

“O projeto é uma ferramenta para a gestão ambiental das atividades da Petrobras, além de entregar importante resultado para a conservação ambiental, refletindo-se inclusive na produção científica sobre as espécies marinhas. Todos os dados registrados ficam armazenados em um sistema de acesso público, o SIMBA (Sistema de Informação de Monitoramento da Biota Aquática)”, explica o gerente de Manutenção de Pós Licença para a Bacia de Santos da Petrobras, Fernando Gonçalves de Almeida.

Participação da população
A população pode contribuir acionando as equipes ao avistar um animal marinho vivo ou morto.
No Litoral de SP, o telefone é 0800 642-3341.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
Portos
Fundo da Marinha Mercante aprova projetos portuários com...
13/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Resultado
Portos brasileiros movimentam 1,4 bilhão de toneladas em...
10/02/26
Sustentabilidade
Camorim amplia ações de sustentabilidade com projeto par...
06/02/26
Resultado
Produção dos associados da ABPIP cresce 22,8% em 2025 e ...
05/02/26
Resultado
Com 4,897 milhões boe/d, produção de petróleo e gás em 2...
03/02/26
Pré-Sal
Três FPSOs operados pela MODEC fecharam 2025 entre os 10...
03/02/26
Apoio Offshore
Wilson Sons lança rebocador da nova série para atender d...
30/01/26
Internacional
Petrobras amplia venda de petróleo para a Índia
29/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 terá programação diversa e foco na pro...
29/01/26
Offshore
Projeto Sergipe Águas Profundas tem plano de desenvolvim...
28/01/26
Royalties
Valores referentes à produção de novembro para contratos...
28/01/26
Macaé Energy
Macaé Energy 2026 antecipa grandes debates e inicia cont...
27/01/26
Sustentabilidade
Porto do Pecém é premiado com Selo de Sustentabilidade p...
27/01/26
Logística
Terminais Ageo captam R$ 450 milhões em debêntures incen...
23/01/26
Apoio Offshore
Fundo da Marinha Mercante destina R$ 2,3 bilhões à const...
23/01/26
Turismo
Porto do Rio de Janeiro receberá sete navios de cruzeiro...
23/01/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 174 mil barris por ...
21/01/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.