Porto de Santos

Projeto de revitalização no Cais do Valongo custará meio bilhão de reais

Este é o custo da implantação do projeto Porto Valongo Santos, que prevê a instalação de um centro de turismo e lazer nessa área, de 141,9 mil m². O empreendimento vai gerar 2.200 empregos. A expectativa é que a licitação seja

A Tribuna
30/04/2012 10:45
Visualizações: 979
A revitalização da região dos armazéns 1 ao 8, no Cais do Valongo, no Porto de Santos, demandará investimentos de meio bilhão de reais da iniciativa privada. Este é o custo da implantação do projeto Porto Valongo Santos, que prevê a instalação de um centro de turismo e lazer nessa área, de 141,9 mil m². O empreendimento vai gerar 2.200 empregos. A expectativa é que a licitação seja aberta no início do próximo ano.

O valor a ser aplicado foi apontado pelo estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental apresentado ontem pela Ove Arup & Partners, em solenidade na Prefeitura de Santos. A empresa foi contratada para identificar o potencial dos galpões e as adequações necessárias na região para atender esses empreendimentos.

Nos R$ 513,9 milhões necessários para o projeto, não está incluído o custo de construção do terminal de passageiros a ser implantado nas proximidades do Armazém 6.

Considerada independente, a unidade está sob a responsabilidade exclusiva da Codesp, a quem caberá o processo de licitação e demais definições para sua instalação. A princípio, o terminal terá 71 mil m², três berços de atracação e capacidade para receber 12 mil turistas por dia.

Essas características, destacadas no estudo da Ove Arup, já haviam sido propostas em pré-projeto da MSC Cruzeiros, operadora interessada em construir e administrar o terminal.

A instalação de cruzeiros passará por um processo de licitação distinto do previsto para o restante do complexo. Assim, terá uma gestão independente. E ela não será a única. É o caso das unidades de órgãos públicas que serão implantadas na área revitalizada. No local, está prevista a construção de estações dos bombeiros e da Força Aérea, escritórios de turismo e de autoridades públicas e um centro científico oceanográfico, a ser operado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), que já contam com campi na Cidade. Esses centros vão funcionar nos armazéns 7 e 8.

Nos demais galpões, conforme já previsto na proposta inicial, serão criadas lojas, restaurantes, marina, área para exposições, galeria de arte, hotel de luxo e um apart hotel de apoio ao turismo náutico. Todos esses estabelecimentos serão explorados pela empresa ganhadora da concorrência do complexo. Ela terá a concessão da área por 25 anos.

Caberá à vencedora da licitação realizar as obras de cada galpão, explicou o secretário municipal de Assuntos Portuários e Marítimos de Santos, Sérgio Aquino. Outra exigência será a apresentação do projeto arquitetônico e urbanístico - que seria feito por concurso público, mas a ideia foi abandonada. “Seria inviável contratar várias firmas, pois o projeto tem que ser implantado de forma integral. Será uma licitação única e quem ganhar poderá negociar com os especialistas”, disse Aquino.

Tanto o secretário como o prefeito João Paulo Papa, também presente na solenidade, aprovaram a versão final do projeto de revitalização. A proposta ainda agradou ao presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra. “Existe viabilidade do ponto de vista de engenharia e de mobilidade da cidade”, disse Serra.

Conforme anseio de autoridades e empresários, o estudo da Arup contempla a construção de estacionamentos e apresenta estratégias de acessibilidade ao terminal, com vias separadas para a passagem de veículos e ônibus.

Com a viabilidade do Porto Valongo Santos confirmada, as próximas etapas para sua implantação são a assinatura de um Termo de Ajuste e Conduta (TAC) com o Ministério Público, audiências públicas, a geração dos termos de referência e dos textos dos editais, e finalmente, no início do próximo ano, a abertura da licitação.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biometano
Produção de biometano cresce 75% no Brasil e amplia desa...
12/09/26
ANP
RenovaBio: ANP prorroga prazo para recebimento de contri...
12/09/26
ROG.e 2026
PPSA realiza 12 palestras na ROG.e sobre seus próximos l...
11/09/26
Gás Natural
PPSA firma acordo para contratar Petrobras como agente c...
11/09/26
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
ANP
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: live amanhã (9/9) es...
08/09/26
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25