Santos

Projeto de zoneamento ameaça plano de expansão do porto

<P>O projeto Barnabé-Bagres, maior empreendimento portuário do País e que irá duplicar a capacidade operacional do Porto de Santos, está com a sua implantação ameaçada. O principal motivo é que um grupo técnico formado por membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) pode restri...

A Tribuna - SP
15/03/2009 21:00
Visualizações: 669

O projeto Barnabé-Bagres, maior empreendimento portuário do País e que irá duplicar a capacidade operacional do Porto de Santos, está com a sua implantação ameaçada. O principal motivo é que um grupo técnico formado por membros do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) pode restringir a ocupação da área onde o conjunto de terminais deverá ser erguido.

Debatido há pelo menos 10 anos, o Barnabé-Bagres permitirá ao cais santista ampliar seu potencial operacional anual dos atuais 110 milhões de toneladas para mais de 220 milhões de toneladas. Atualmente, uma consultoria contratada pelo Governo, com recursos do Banco Mundial, analisa a viabilidade do projeto.

A possível restrição à implementação do novo complexo de terminais e armazéns ocorre por conta da elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômicoda Baixada Santista (ZEEBS), documento que definirá quais atividades poderão ser realizadas na região.

Originalmente, a área reservada para Barnabé-Bagres ­ entre as ilhas que dão o seu nome, na Área Continental de Santos, em frente ao Cais do Saboó ­ tinha a chamada classificação Z1, de alta restrição.

A proposta do Grupo Setorial da Baixada Santista para o Plano Estadual de Gerenciamento Costeiro (formado pelos setores público e privado e pela sociedade organizada), que serviu de base para o ZEEBS, previa a mudança da classificação para Z5EP, ou seja, a menor restrição ambiental, desde que seja para a realização de projetos portuários.

A modificação de categoria da área de Barnabé-Bagres foi aprovada no mês passado pelo Consema. Entretanto, o aval foi feito com ressalvas pelos conselheiros. Essas observações funcionam como uma espécie de veto e estão sujeitas à reavaliação.

Esta nova discussão vem sendo feita por um grupo técnico indicado pelo Consema, com nove representantes. E é justamente por isso que autoridades e empresários da região estão preocupados com o possível impedimento da realização do empreendimento.

Segundo o presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos ­ órgão que reúne todos os segmentos do setor ­ e secretário deAssuntos Portuários da Prefeitura de Santos, Sérgio Aquino, existe, de fato, o risco de o grupo técnico do Consema decidir retirar a classificação Z5EP da área de Barnabé-Bagres. Mais que preocupados, nós estamos atentos para que o trabalho do Grupo Setorial, que indicou a área para Z5EP, seja preservado, sendo tratado por este novo grupo do Consema de forma responsável com o desenvolvimento sustentável.

Aos olhos do presidente do CAP, por enquanto, as estratégias adotadas para garantir a viabilidade do empreendimento são a prestação de esclarecimentos aos membros do grupo e a apresentação de pareceres de especialistas.

O presidente do Grupo Setorial da Baixada Santista, Celso Garagnani, afirmou que há ambientalistas interessados em alterar a minuta do ZEEBS para impedir a expansão portuária na região, e, por consequência, inviabilizar a implantação do Barnabé-Bagres. Há a preocupação de adulteração da proposta original. Há militantes do ambientalismo que querem que todos os instrumentos façam o resguardo das áreas que eles pretendem para proteção ambiental. Pode haver, realmente, a alteração da proposta.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
Biodiesel
ANP fará consulta e audiência públicas sobre monitoramen...
21/08/26
Navalshore
BioRen apresenta tecnologia pioneira no combate às bioin...
21/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Navalshore
Panorama Naval do Rio de Janeiro 2026, da Firjan, aponta...
20/08/26
Eficiência Energética
Shell Eco-marathon Brasil celebra dez anos com avanços e...
20/08/26
Combustíveis
Preços dos Combustíveis mantêm trajetória de queda em ag...
20/08/26
Pessoas
Bruno Monte assume comando da CPFL Renováveis
20/08/26
Bahia
Petrobras, PetroReconcavo, Brava Energia e Origem Energi...
20/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.