acesso a redes sociais
  • RSS
  • twitter
tabela de conversão
  • tabela de conversão
Anunciante no Portal Naval
  • anunciar no site
Porto de Vitória

Projeto pioneiro da Indra usa tecnologia para melhorar o tráfego no Porto de Vitória

25/11/2019 | 11h00
Projeto pioneiro da Indra usa tecnologia para melhorar o tráfego no Porto de Vitória
Divulgação Divulgação

A transformação digital chegou aos portos: com o aumento do tráfego nesses locais, ano a ano, é necessário contar com cada vez mais tecnologia para continuar o transporte no local de forma eficaz. Com base nesse cenário, a Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, implantou no Porto de Vitória uma solução pioneira no Brasil e na América Latina: o Sistema de Gerenciamento e Informação de Tráfego de Embarcações (VTMIS, na sigla em inglês), que tem como objetivo tornar mais segura a espera de navios e aumentar a eficiência da movimentação de embarcações no local.

Hoje, dois radares monitoram a entrada em mar aberto, a bacia do porto de Vitória, as áreas de fundeio e o acesso ao canal. As informações dos navios são reunidas em um único centro de processamento de dados e analisadas por equipes especializadas.

Institucional

“O VTMIS permite que informações de posicionamento geográfico e rastreabilidade das embarcações sejam obtidas, mesmo com condições meteoceanográficas adversas para a navegação. Por isso, permite ganho de eficiência e aumento da segurança”, afirma o coordenador de Gestão do Vessel Traffic System (VTS) do Porto de Vitória, Agostinho Sobral Sampaio.

Desde a implantação em 2017, mais de 4 mil embarcações já passaram pelo porto. Para suportar esse volume, contar com o apoio dos softwares, sensores e radares é uma etapa fundamental. “O VTMIS representa uma inovação importante e necessária para o Porto de Vitória. Estamos muito satisfeitos com a parceria e esperamos que os resultados possam se manter consistentes ao longo do tempo”, afirma o presidente da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA), Julio Castiglioni.

O tráfego marítimo do Brasil está claramente aumentando em ritmo considerável, com o crescimento de seu setor de comércio e da base de consumidores nos últimos anos. O controle da movimentação de embarcações se tornará crítico e de extrema importância. “Acreditamos que haverá cada vez mais a adoção, deste tipo de solução, pelos portos e terminais brasileiros. Nossas soluções em VTMIS fornecem um cenário operacional integrado em tempo real que permite a melhoria da segurança marítima, a eficiência no planejamento do tráfego aquaviário, a proteção ambiental da água e a segurança da infraestrutura dos portos”, finaliza Luiz Fracalanzza, Gerente de Operações da unidade de Transporte & Defesa da Indra no Brasil.

Hoje, cerca de 70 portos são gerenciados no mundo com a tecnologia da Indra. Entre os projetos de destaque em que a companhia participou recentemente, está a ampliação do Canal do Panamá, a modernização da plataforma tecnológica global do porto de Valparaíso (Chile) e a implantação do VTMIS no porto de Southampton (Reino Unido).

Sobre a CODESA

Criado em 1906, o Porto de Vitória está sob a jurisdição da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA). Com localização estratégica – próximo a grandes mercados produtores e consumidores – e ligado aos principais modais rodoviárias e ferroviárias do país, o Porto de Vitória tem instalações públicas e arrendadas, que possibilitam a movimentação de diversos tipos de cargas, incluindo o atendimento a embarcações offshore. São treze berços de atracação, além de pátios para armazenamento de peças e equipamentos. Sua moderna infraestrutura atende a operadores, agentes e armadores.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações dos negócios de seus clientes em todo o mundo. É um fornecedor líder global de soluções próprias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa. Também, é a empresa líder em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina, através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem end-to-end, de alto valor e com um alto componente de inovação. No ano fiscal de 2018, a receita da Indra foi de 3.104 milhões de euros, conta com 43.000 colaboradores, está presente em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

Fonte: Redação/Assessoria
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar
separador menu