Transpetro

Prominp vai treinar mão-de-obra

<P>A aprovação do maior limite de endividamento da Transpetro pelo Senado, na quarta-feira passada, vai possibilitar a assinatura dos contratos da Transpetro com o estaleiro Atlântico Sul de Suape e já mobilizou o Fórum Regional do Prominp em Pernambuco. O Prominp é responsável por articular ...

Jornal do Commércio – PE
21/12/2006 22:00
Visualizações: 1595

A aprovação do maior limite de endividamento da Transpetro pelo Senado, na quarta-feira passada, vai possibilitar a assinatura dos contratos da Transpetro com o estaleiro Atlântico Sul de Suape e já mobilizou o Fórum Regional do Prominp em Pernambuco. O Prominp é responsável por articular a capacitação de trabalhadores para a indústria de petróle e gás e vai agora readequar o cronograma de treinamento de pessoal.

Agora vamos confirmar, junto ao estaleiro, a necessidade de pessoal em cada etapa da construção e operação. A construção civil do estaleiro deve durar dois anos, mas o corte de chapas para os navios começa antes, disse o secretário-executivo do Prominp em Pernambuco, Antônio Sotero. Ele estima que no pico da operação, cerca de 4 mil profissionais devem ser treinados. Isso inclui especialidades de soldagem, calderaria, instrumentação entre outros. Com a perspectiva de ganhar a encomenda de uma plataforma, essa demanda vai crescer ainda mais, afirmou.

Ontem, o governador eleito Eduardo Campos visitou, em Brasília, o presidente Lula e o presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Lula teria se comprometido a vir a Pernambuco para a assinatura do contrato entre a estatal e o estaleiro Atlântico Sul, o que deve ocorrer em janeiro. Eduardo Campos também se comprometeu a acelerar o trâmite do financiamento do estaleiro com o BNDES. Agora falta apenas o BNDES aprovar o financiamento. Mas como as coisas já estão estudadas, o processo deve ser rápido, comentou Machado.

O vice-presidente do Atlântico Sul, Jorge Vidal Ferraz, não disfarçou a alegria em remover o obstáculo do limite de endividamento da Transpetro. Agora não tem nada mais travado. Assim que a gente assinar e tiver o financiamento do BNDES, começam as obras. O problema acabou, disse.

A Transpetro já cogita lançar a segunda fase da licitação também no próximo ano. O próximo pacote terá mais 16 navios de capacidade ainda não definida, mas poderá incluir o Very Large Crude Carrier (VLCC), um petroleiro ainda maior que o Suezmax que será construído em Pernambuco. Além do Atlântico Sul, também ganharam encomendas dois estaleiros do Rio de Janeiro e um de Santa Catarina. O primeiro navio do pacote da primeira etapa da licitação da Transpetro deve ficar pronto em 2008.

Fonte: Jornal do Commércio – PE

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Grupo Forship consolida liderança nacional em O&M (opera...
21/09/26
ROG.e 2026
Lideranças globais apontam Brasil como polo de estabilid...
21/09/26
ROG.e 2026
Abertura da ROG.e 2026 destaca transição energética just...
21/09/26
Brandend Content
Integridade de ativos offshore: como a integração entre ...
21/09/26
BOGE 2027
Bahia Oil & Gas Energy 2027 conecta negócios, inovação e...
21/09/26
Brandend Content
Descoberta e confiança: os dois tempos da venda industrial
21/09/26
ROG.e 2026
Confira a programação do estande do Espírito Santo na RO...
21/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e, Firjan SENAI promove a 30ª edição do programa ...
20/09/26
ROG.e 2026
Primeira edição da Energy Run reúne mais de 1 mil partic...
20/09/26
BRANDED CONTENT
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
19/09/26
ROG.e 2026
Camorim investe R$ 250 milhões em 2026 para ampliar frot...
18/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI SESI apresenta na ROG.e novas tecnologias d...
18/09/26
ROG.e 2026
Repsol Sinopec Brasil participa da ROG.e 2026 com agenda...
18/09/26
ROG.e 2026
PPSA inicia série de palestras na ROG.e com temas sobre ...
18/09/26
ROG.e 2026
ABESPetro promove fórum sobre cadeia de suprimentos de ó...
18/09/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 começa na próxima segunda-feira (21) com a pr...
18/09/26
ROG.e 2026
Constellation leva à ROG.e 2026 liderança operacional, i...
18/09/26
ROG.e 2026
Avanços em Wahoo e eficiência operacional integram agend...
18/09/26
ROG.e 2026
Vallourec apresenta novas tecnologias para operações off...
18/09/26
Brasil
CoreMarine dá um passo decisivo para expandir sua presen...
18/09/26
ROG.e 2026
SLB celebra 80 anos no Brasil na ROG.e 2026 e destaca av...
17/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25