Estaleiro

Protocolo de intenções assinado entre Governo da Bahia e Consórcio Enseada-Tenenge prevê reativação do Estaleiro em Maragogipe

O ato ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta quarta-feira (10).

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/07/2024 06:24
Protocolo de intenções assinado entre Governo da Bahia e Consórcio Enseada-Tenenge prevê reativação do Estaleiro em Maragogipe Imagem: Mario Marques/SDE Visualizações: 3441

Mais desenvolvimento, infraestrutura e logística no Recôncavo Baiano. O Consórcio Enseada-Tenenge pretende retomar as atividades operacionais do Estaleiro no município de Maragogipe. O anúncio foi feito durante a assinatura de protocolo de intenções assinado entre o Consórcio e o Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nesta quarta-feira (10). A companhia vai implantar uma linha de montagem destinada à fabricação de balsas mineraleiras e graneleiras para um cliente no segmento da Mineração. Com investimento previsto de R$ 9 milhões, o projeto tem expectativa de produzir 80 unidades em três anos, gerando mais de 500 empregos diretos e mais de 2.500 indiretos.

Durante a assinatura, o secretário da pasta, Angelo Almeida, destacou a importância da reativação do Estaleiro para o município de Maragogipe e para todo o Recôncavo baiano. “Temos trabalhado muito para ajudar na reativação da Enseada, que no seu auge em 2012, chegou a empregar mais de 7 mil pessoas e triplicou o PIB de Maragogipe, sem falar no esforço de qualificação da mão de obra local e nas empresas que foram atraídas para a região. É um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues, do governo do Estado e da SDE”, afirma.

De acordo com Mário Moura, diretor Industrial da Enseada e representante do Consórcio, o Programa Estadual de Incentivos à Indústria de Construção Naval (PRONAVAL) é um dos melhores programas a nível nacional. “Acredito que sem esse benefício, a empresa não seria competitiva, tanto em nível nacional, quanto internacional para construção naval. Ter benefício dessa natureza é essencial para possibilitar a retomada das operações. Estamos na reta final, faltando apenas assinar o contrato junto ao cliente e posteriormente aguardar os recursos do fundo de Marinha Mercante. Estamos na expectativa que esses dois grandes próximos marcos possam ocorrer o mais breve possível”.

Ainda segundo o diretor Industrial, existe uma expectativa muito grande de toda a sociedade, da comunidade local, do governo da Bahia, dos estudantes, da retomada da construção naval e offshore do Enseada, que foi criado em 2012 para ser um dos maiores estaleiros da América Latina. “Já foram investidos no local mais de um bilhão de dólares no ativo. Temos um altíssimo potencial de geração de empregos e impostos para o estado. Espero que possamos voltar a ser a Enseada que planejamos no passado”, finaliza.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
ANP publica resolução sobre distribuição a municípios af...
28/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
28/08/26
Produtos e Serviços
Mancais e Vedações RiverTough
28/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e 2026
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Simpósio
Porto de Imbituba sedia II Simpósio Catarinense de Direi...
26/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
26/08/26
ROG.e 2026
MODEC é patrocinadora da ROG.e 2026
26/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
26/08/26
Pré-Sal
Com 180 mil bpd, FPSO Alexandre de Gusmão atinge topo de...
21/08/26
Parceria
Petrobras e Marinha do Brasil assinam protocolo de inten...
21/08/26
Margem Equatorial
Após descoberta de petróleo, Governo do Amapá avança na ...
20/08/26
Navalshore
ABEEMAR e ApexBrasil lançam na Navalshore projeto para a...
18/08/26
Resultado
Porto de Imbituba supera 4,56 milhões de toneladas movim...
17/08/26
Navalshore
Firjan SENAI apresenta o Rede de Oportunidades para Forn...
17/08/26
Margem Equatorial
Poço Morpho: Petrobras descobre hidrocarbonetos em águas...
15/08/26
Petrobras
Ao completar 20 anos, ativo de Tupi alcança produção acu...
14/08/26
Meio Ambiente
Norsul reduz emissões de 13 mil toneladas de CO₂ com tec...
14/08/26
ANP
Participação Especial: valores referentes à produção do ...
14/08/26
Firjan
BR Offshore apresenta na Firjan Norte Fluminense projeto...
14/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25