Offshore

Radix se une à AVEVA para gerar solução de produtividade para unidades de produção offshore

Redação TN Petróleo/Assessoria
23/11/2021 09:53
Radix se une à AVEVA para gerar solução de produtividade para unidades de produção offshore Imagem: Divulgação AVEVA Visualizações: 1217

A Radix se uniu à AVEVA, líder mundial em softwares industriais, para desenvolver uma nova solução de engenharia e tecnologia capaz de reduzir o tempo de comissionamento e start-up, mitigar riscos operacionais e aumentar produtividade em unidades de produção de petróleo em todo o mundo.

Para a primeira fase do projeto, foi desenvolvida uma POC (proof of concept), com o objetivo construir um modelo dinâmico, utilizando o simulador AVEVA Dynamic Simulation, para simulação da produção de óleo e gás no topside de uma plataforma de petróleo offshore (FPSO), a qual foi integrada a uma réplica do sistema supervisório da unidade (AVEVA InTouch HMI), o que contribui para o treinamento e reciclagem dos operadores de painéis (sala de controle).

Usando um simulador dinâmico de processos combinado com uma ferramenta de supervisão, torna-se possível simular mudanças nas variáveis de processo (temperatura, pressão, vazão etc.), cenários de partida e parada da unidade, sintonia das malhas de controle, bem como acompanhar o comportamento dinâmico das respostas de todo o sistema pela tela do supervisório de operação.

Com o modelo dinâmico, é possível testar o funcionamento das malhas de controle e de segurança, com o intuito de ajustar a sintonia dos controles, e garantir a confiabilidade da malha de controle definida no projeto, mitigando possíveis riscos na partida, parada e operação normal da unidade. Com isso, a solução reduz significativamente o tempo para testes e ajustes necessários antes da partida da planta, diminuindo o período de espera para o primeiro óleo produzido no campo.  

Além disso, é possível testar novas condições operacionais de processo, como um alinhamento de um novo poço com alto teor de água ou gás, sem a necessidade de alterar as condições em campo, com a finalidade de prever e otimizar a produção garantindo a robustez da malha de controle em situações operacionais diferentes do que esperadas no projeto.

A solução também pode ser usada para treinar os operadores de sala de operação da unidade em um ambiente digital e seguro garantindo uma experiência real com os sistemas da unidade antes de partir e operar a unidade no campo. "O OTS (Operator Training Simulator) permite aos operadores, sejam eles novos ou experientes, praticarem diferentes cenários em situações recorrentes, assim como vivenciarem situações atípicas de operação, em um ambiente virtual e seguro.", menciona Marcos Krikorian, Engenheiro de Aplicações Sr. na AVEVA, que participou da POC prestando consultoria e suportando a equipe da Radix.

A ideia é que o modelo seja adaptável para ganhar escala. "Temos a oportunidade de replicar a solução para qualquer operadora de unidades offshore", diz José Ramos, Engenheiro de Processos na Radix, responsável por executar e liderar a equipe da Radix na definição do volume de controle da unidade considerado na POC, construção do modelo dinâmico, passando pelas atividades de configuração da topologia da simulação, configuração dos controles e intertravamento, bem como a  integração entre o simulador de processo e a ferramenta de supervisão, através de um servidor OPC. Além disso, a equipe da Radix trabalhou nos ajustes necessários das telas de supervisão a serem usadas pelos operadores da unidade em treinamentos. Todas as atividades foram executadas com o suporte e consultoria da AVEVA.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13