Comércio exterior

Recuperação do comércio exterior brasileiro deve ficar para 2021, aponta relatório

Redação/Assessoria
06/09/2019 00:07
Recuperação do comércio exterior brasileiro deve ficar para 2021, aponta relatório Imagem: Divulgação Visualizações: 488 (0) (0) (0) (0)

As esperanças de recuperação do comércio exterior brasileiro em 2020 diminuíram. O relatório da Maersk referente ao segundo trimestre destaca que o Brasil ainda precisa concluir a reforma da previdência e focar na reforma tributária para reavivar a confiança dos consumidores e das empresas. Os volumes de contêineres transportados no período (importações e exportações) aumentaram 11%, porém o report ressalta que esse acréscimo está relacionado ao baixo desempenho no segundo trimestre do ano passado, reflexo da greve dos caminhoneiros, que impactou o comércio em cerca de 60 mil TEUs. A companhia de navegação enxerga panorama mais otimista para 2021 do que para 2020.

O comércio brasileiro de contêineres com o resto do mundo teve um crescimento de 16% nas exportações do segundo trimestre e um aumento de 7% nas importações ano a ano. No segundo trimestre de 2019, foram exportados cerca de 382 mil TEUs, ante 322 mil TEUs no mesmo período de 2018. As importações e exportações brasileiras ficaram aquém do esperando em agosto, quando as importações tradicionalmente aumentam dois dígitos. A algodão deve dar uma contribuição positiva às exportações em setembro.

Um salto nas importações antes do Natal ainda está para se concretizar. “Esperávamos que 2020 representasse uma reviravolta para o comércio brasileiro, mas seria necessária uma grande mudança estrutural para que isso acontecesse. Tanto a indústria, quanto a agricultura e os consumidores brasileiros precisam de melhores condições na cadeia logística", salientou o diretor administrativo da Maersk para a costa leste da América do Sul, Antonio Dominguez. A avaliação é que esses setores necessitam de uma cadeia de suprimentos mais competitiva no atual cenário global de hoje, reduzindo o custo de logística.

A publicação aponta que o comércio e a fabricação global estão desacelerando. A disputa de tarifas nos Estados Unidos e na China está reduzindo os volumes globais de contêineres e esse cenário ainda pode piorar. O Brexit continua impactando o comércio europeu, o que também afeta o Brasil. A Maersk estima que os benefícios do acordo de livre comércio entre Mercosul e a União Europeia sejam sentidos no Brasil somente em 2022, após a ratificação do pacto por todos os estados membros.

A expectativa da empresa de navegação é que o impacto do novo aumento das tarifas impostas seja significativo para o comércio bilateral EUA-China e possa remover isoladamente até 0,5% da demanda global de contêineres em 2019 e 2020. Quando as tarifas dos EUA em US$ 300 bilhões adicionais forem implementadas no final do ano, pode ocorrer uma redução de até 1% em 2020.

A diretora de atendimento ao cliente da Maersk para a costa leste sul-americana, Elen Albuquerque, ressalta que essa situação tarifária entre esses dois países também representa oportunidade. O relatório cita importadores e produtos chineses nos EUA que transferiram as importações da China para outros países, como Vietnã, Coréia, Tailândia, Índia e México. Elen explica que, assim como esses países que aproveitaram a chance de exportar para EUA, o Brasil poderia olhar com mais atenção para essas oportunidades de negócios, o que poderia tornar o país mais competitivo.

Ela lembra que o trade report anterior já era bastante cauteloso em relação aos resultados. A diretora disse que a Maersk acompanha o avanço da reforma da previdência no Congresso e a evolução das dicussões sobre a reforma tributária, cujas indefinições vêm deixando os investidores cautelosos. "Enquanto não houver as reformas do governo, fica difícil vislumbrar aumento para 2020", resumiu Elen.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio de Janeiro
PortosRio participa do IV Fórum de Soluções do Porto Mar...
23/05/25
Logística
Sul de Santa Catarina desponta como nova fronteira logís...
19/05/25
Itaguaí
Inovação: programa de capacitação tecnológica para traba...
16/05/25
Apoio Marítimo
Svitzer celebra 10 anos de operação no Brasil com expans...
14/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Rio de Janeiro
Guarda Portuária da PortosRio participa de intercâmbio i...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Bacia de Santos
Karoon conclui aquisição do FPSO Cidade de Itajaí
08/05/25
OTC HOUSTON 2025
OTC 2025, em Houston, conta com presenças da Tenenge e E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Rio de Janeiro
Integrante da Guarda Portuária da PortosRio é a primeira...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio recebe conferência internacional da APLOP e...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Evento
PortosRio estreia com destaque na Intermodal 2025 e proj...
24/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22