Gás natural

Reunião na Bolívia define ações para uso do gás natural em termoelétrica no MS

Redação/Assessoria
13/12/2018 09:46
Visualizações: 722

Coordenada pelo vice-ministro de Indústria e Comercialização da Bolívia, Humberto Salinas, e pelo presidente da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Óscar Barriga, as tratativas em torno do fornecimento de gás natural para Mato Grosso do Sul tiveram continuidade em um encontro na manhã de ontem (12), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Durante a reunião foram tratadas questões como o suprimento de gás natural para o projeto Termo Fronteira, o estudo de viabilidade de GLP para MS, participação da Bolívia na chamada pública de suprimento das concessionárias de gás natural da região centro-sul e a conclusão de acordos comerciais para o fornecimento de ureia.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Rudel Trindade, que representou o Governo do Estado no encontro, um dos principais pontos-chave da reunião foi a definição de um cronograma de ações para efetivar a participação da YPFB no projeto da termoelétrica da Fronteira, que entrará como sócia. “Foi uma reunião produtiva e estamos praticamente fechando a participação da YPFB na Termo Fronteira, providenciando toda a documentação necessária para que o projeto participe do leilão. Também falamos sobre o consumo de ureia e demos o início as conversas sobre uma possível comercialização de GLP no estado”, explicou.

Ainda, segundo Trindade, ficou agendado para a primeira quinzena de janeiro,na Bolívia, uma reunião com os presidentes e técnicos das distribuidoras de gás natural que compõe a Chamada Pública Coordenada – Sulgás, SCgás, Compagas, Gasbrasiliano e MSGÁS. A reunião irá tratar de uma possível participação da YPFB na Chamada, cujas manifestações de interesse poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2019.

Para o titular da MSGÁS, a reunião foi produtiva e representa o coroamento de um trabalho que vem sendo realizado há bastante tempo pelo governador Reinaldo Azambuja. “Nossa relação só vem se estreitando com a Bolívia e isso nos colocou como protagonistas brasileiros em termos de negociação de gás natural. A MSGÁS tem sido a referência para o governo boliviano quando o assunto é gás natural. Viramos a porta de entrada desse produto no Brasil”, concluiu.

Participaram da reunião técnicos da YPFB, da Termo Fronteira, da Copagaz e representantes da Hinove. A tarde acontece a assinatura dos acordos e da ata da reunião, fechamento que será conduzido pelo ministro de Hidrocarburos, Luiz Alberto Sánchez.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
PD&I
ANP fará consulta e audiência públicas sobre credenciame...
09/10/26
Combustível
ANP retoma restrição à venda de biodiesel entre distribu...
09/10/26
Logística
Corredor Verde inicia operação e cria eixo de biometano ...
08/10/26
Pessoas
CEO da Necta assume presidência do Conselho do CIBiogás ...
08/10/26
Oferta Permanente
PPSA passa a gerir 36 contratos de partilha após resulta...
08/10/26
Resultado
Oferta Permanente de Concessão (OPC): 6º Ciclo tem maior...
08/10/26
Leilão da ANP
Firjan destaca os resultados positivos do leilão de Part...
07/10/26
Bacia de Campos
PRIO vence leilão de Oferta Permanente de Partilha da Pr...
07/10/26
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
ANP
4º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da ANP tem set...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25