Gás natural

Reunião na Bolívia define ações para uso do gás natural em termoelétrica no MS

Redação/Assessoria
13/12/2018 09:46
Visualizações: 664

Coordenada pelo vice-ministro de Indústria e Comercialização da Bolívia, Humberto Salinas, e pelo presidente da Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), Óscar Barriga, as tratativas em torno do fornecimento de gás natural para Mato Grosso do Sul tiveram continuidade em um encontro na manhã de ontem (12), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Durante a reunião foram tratadas questões como o suprimento de gás natural para o projeto Termo Fronteira, o estudo de viabilidade de GLP para MS, participação da Bolívia na chamada pública de suprimento das concessionárias de gás natural da região centro-sul e a conclusão de acordos comerciais para o fornecimento de ureia.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul (MSGÁS), Rudel Trindade, que representou o Governo do Estado no encontro, um dos principais pontos-chave da reunião foi a definição de um cronograma de ações para efetivar a participação da YPFB no projeto da termoelétrica da Fronteira, que entrará como sócia. “Foi uma reunião produtiva e estamos praticamente fechando a participação da YPFB na Termo Fronteira, providenciando toda a documentação necessária para que o projeto participe do leilão. Também falamos sobre o consumo de ureia e demos o início as conversas sobre uma possível comercialização de GLP no estado”, explicou.

Ainda, segundo Trindade, ficou agendado para a primeira quinzena de janeiro,na Bolívia, uma reunião com os presidentes e técnicos das distribuidoras de gás natural que compõe a Chamada Pública Coordenada – Sulgás, SCgás, Compagas, Gasbrasiliano e MSGÁS. A reunião irá tratar de uma possível participação da YPFB na Chamada, cujas manifestações de interesse poderão ser realizadas até o dia 31 de janeiro de 2019.

Para o titular da MSGÁS, a reunião foi produtiva e representa o coroamento de um trabalho que vem sendo realizado há bastante tempo pelo governador Reinaldo Azambuja. “Nossa relação só vem se estreitando com a Bolívia e isso nos colocou como protagonistas brasileiros em termos de negociação de gás natural. A MSGÁS tem sido a referência para o governo boliviano quando o assunto é gás natural. Viramos a porta de entrada desse produto no Brasil”, concluiu.

Participaram da reunião técnicos da YPFB, da Termo Fronteira, da Copagaz e representantes da Hinove. A tarde acontece a assinatura dos acordos e da ata da reunião, fechamento que será conduzido pelo ministro de Hidrocarburos, Luiz Alberto Sánchez.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana gera cerca de 18 mil empregos e mov...
16/07/26
ANP
Oferta Permanente: empresas inscritas têm até 21/7 para ...
16/07/26
Ceará
Gás natural chega ao Cariri (CE) e fortalece desenvolvim...
16/07/26
Terminais
Vast anuncia extensão de contrato com a PETRONAS Brasil ...
15/07/26
Biogás
GGT passa a integrar associação global de biogás e ampli...
14/07/26
Reconhecimento
Porto Sudeste recebe selo ouro do GHG Protocol pelo terc...
14/07/26
Pessoas
Executivo da Capco Brasil assume Diretoria de Eventos da...
14/07/26
Gasolina
CNPE aprova elevação do teor de etanol anidro na gasolin...
14/07/26
SOG 2026
Operadoras apresentam estratégias de transformação digit...
14/07/26
Combustível
ETANOL/CEPEA: Cotações voltam a recuar com mais força
14/07/26
SOG 2026
Sergipe Oil & Gas 2026: Agenda destaca águas profundas, ...
13/07/26
PD&I
Hidrogel desenvolvido na Unicamp remove água presente no...
13/07/26
Internacional
Guerra, petróleo e dólar: como as oscilações globais imp...
13/07/26
Combustíveis
ICL defende urgência para o PLP 73 e cobra ANP forte na ...
13/07/26
Compliance
IBP debaterá compliance diante dos impactos geopolíticos...
13/07/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em queda pressionando os preços no...
13/07/26
Energia Elétrica
Garantia Física entra no radar das geradoras hidrelétric...
10/07/26
Gás Natural
ANP determina revisão de cronograma para adequação de un...
10/07/26
Gás Natural
Gás natural: ANP aprova atuação de ofício para soluciona...
10/07/26
Biodiesel
ANP revisará regras para usos voluntários de biodiesel
10/07/26
ANP
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
10/07/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.