Energia Eólica

Rio Energy em Itarema no CE recebe o BNDES para visitas a obras e projetos sociais

Redação/Assessoria
09/03/2018 19:25
Visualizações: 1238 (0) (0) (0) (0)

A Rio Energy, desenvolvedora e operadora de projetos de energia renovável, recebeu o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para realização de visitas técnicas de seis projetos sociais desenvolvidos pela companhia e financiados pelo banco na região de Itarema, Ceará.

As visitas aconteceram nos dias 5 e 6 de março e estiveram presentes Geórgia Romeiro e André Luiz Brandão, representando o BNDES, diretores e membros da Rio Energy e representantes da Prefeitura Municipal de Itarema e dos projetos sociais.

A Rio Energy está presente no Estado do Ceará com o Complexo Eólico de Itarema. A companhia tem como premissa gerar desenvolvimento econômico e social nos locais onde atua e, nos últimos três anos, junto a autoridades e moradores da cidade buscou entender as necessidades locais e trabalhou em projetos que contribuem para o crescimento da região, sejam eles por meio de obras para construção e reforma de espaços, treinamentos e orientação aos produtores e trabalhadores locais ou aquisição e doação de equipamentos e ferramentas.

A companhia tem o orgulho de contribuir à comunidade de Itarema através dos seguintes projetos:

Projeto de Artesanato – Art Itarema e Art Almofala

Desenvolvido com diversas comunidades em parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema, o projeto contribuiu para a capacitação de 40 artesãs locais gerando diversificação dos produtos oferecidos, aumento do valor médio dos itens comercializados e fortalecimento institucional das artesãs locais em decorrência da criação de pontos de comercialização.

Estruturação do Hospital Natércia Rios

A Rio Energy fez a doação de diversos equipamentos para a sala de estabilização e centro cirúrgico. O propósito da parceria com a Prefeitura Municipal de Itarema é contribuir para a estrutura da unidade de saúde e o atendimento à comunidade local, reduzindo o número de pacientes em lista de espera para cirurgias e diminuindo significativamente o número de pacientes transferidos para outros centros de saúde.

Cooperativa de Marisqueiras de Porto dos Barcos

Neste projeto, a Rio Energy realizou uma obra de reforma e construção da Sede das Marisqueiras e investiu em capacitação em empreendedorismo para aproximadamente 25 produtoras locais de mariscos da Comunidade Porto dos Barcos.

A partir destas iniciativas, condições para o beneficiamento dos mariscos foram criadas e as marisqueiras capacitadas para gestão dos negócios e agregação de valor ao trabalho desenvolvido no espaço. Agora, elas podem diversificar os produtos oferecidos e aumentar o valor médio do quilo de marisco vendido pela cooperativa.

Sistemas de abastecimento de água

A Rio Energy trabalhou em projetos de melhoria no abastecimento de água na região. Foram realizadas 90 novas ligações de água em Sítio Moreira e Córrego Grande e a perfuração de poços nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá e Sítio Alegre. Além disso, uma rede de distribuição foi construída nas localidades de Moreira, Morro do Comum, Morro da Sinhá, Sítio Alegre e Córrego.

A obra está sendo entregue ao Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), que será responsável pela manutenção e operação do sistema a partir de uma metodologia comunitária.

Com a entrega destas projetos, a Rio Energy contribui para a melhoria da qualidade de vida das famílias que agora têm acesso regular à água e, também, na redução da incidência de doenças infecciosas. Além do mais, favorece o desenvolvimento socioeconômico, pois as famílias podem produzir e comercializar alimentos.

Pavimentação de vias

A empresa efetuou a pavimentação asfáltica de quatro quilômetros nas faixas de rolagem nas comunidades Campestre e Gargoê. A obra traz muitos benefícios para a população, como melhoria das condições de mobilidade, redução do tempo de viagem entre as comunidades, diminuição de doenças respiratórias e favorecimento das condições para o desenvolvimento econômico local.

Sobre a Rio Energy - A Rio Energy é um grupo comprometido com o futuro sustentável por meio do desenvolvimento, construção e operação de projetos de geração de energia renovável com os mais altos padrões de qualidade, criando valor social e econômico para as comunidades locais e parceiros.

Fundado em 2012, o grupo já conta com 484,65MW em contratos de venda de energia de dois complexos eólicos em operação, Eólicas Caetité (54,4MW), na Bahia, e Eólicas Itarema (207MW), no Ceará, e um em implantação, Eólicas Serra da Babilônia (223,25MW), também na Bahia, além de um portfólio de desenvolvimento de 2GW de fontes renováveis.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
Porto de Santos
Ageo Terminais conclui captação de R$ 154 milhões em deb...
07/07/25
Logística
Durante o Macaé Energy, Líder Aviação destaca experiênci...
07/07/25
Gás Natural
SCGÁS divulga novos projetos aprovados por meio de leis ...
04/07/25
Rio Grande do Sul
Sulgás defende mobilização de deputados gaúchos para ass...
04/07/25
Biodiesel
ANP recebe doação de equipamentos para detectar teor de ...
04/07/25
Meio Ambiente
Biometano emite até 2,5 vezes menos CO₂ do que eletricid...
04/07/25
Fusões e Aquisições
Petróleo lidera fusões e aquisições globais; especialist...
04/07/25
Investimentos
Petrobras irá investir R$ 33 bilhões em projetos de refi...
04/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
04/07/25
Pessoas
Julia Cruz é a nova secretária de Economia Verde, Descar...
03/07/25
Gás Natural
TBG lança produto de curto prazo flexível anual
03/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.