Dutos

Rio Pipeline começa hoje

Começa hoje, a sétima edição da Rio Pipeline, um dos maiores eventos da indústria dutoviária do mundo. Este ano, o evento conta com a participação de cerca de 30 países e terá como destaque o pré-sal e o impacto na indústria dutoviária. Em paralelo ao congresso, será realizada uma feir

Redação
22/09/2009 12:16
Rio Pipeline começa hoje Visualizações: 786 (0) (0) (0) (0)

Começa hoje, a sétima edição da Rio Pipeline, um dos maiores eventos da indústria dutoviária do mundo. Este ano, o evento conta com a participação de cerca de 30 países e terá como destaque o pré-sal e o impacto na indústria dutoviária. Em paralelo ao congresso, será realizada uma feira com 120 expositores, que trarão inovações tecnológicas no setor de dutos, com destaque para aplicações no pré-sal.

 

A palestra de abertura do evento será feita pelo gerente-executivo de Exploração e Produção da Petrobras, José Miranda Formigli. A diretora de Gás e Energia da Petrobras, Maria das Graças Foster, participará do encerramento. A programação da Conferência prevê a discussão de assuntos de interesse mundial como o gerenciamento de crise nas operações, integridades de dutos, transporte de biocombustíveis e de CO2 dentre outros.

 

Cerca de 30 países estarão representados nesta edição da Rio Pipeline. O interesse internacional pode ser explicado pelas oportunidades apresentadas pelo mercado brasileiro. Apesar da crise mundial, o Brasil não reduziu seus investimentos no setor e até ampliou, com programas de construção de dutos para transporte de óleo, gás e biocombustíveis.

 

Segundo o Coordenador do comitê organizador da Rio Pipeline 2009, Marcelo Rennó, os novos patamares de produção de petróleo e gás que o Brasil vai alcançar nos próximos anos com o pré-sal devem demandar um aumento significativo da malha para a acomodação dos novos volumes. “O mundo vai estar olhando as oportunidades brasileiras”, afirma Rennó.

 

Com relação aos alcooldutos, o executivo lembra que o Brasil é produtor e exportador de reservas minerais e, com a sua imensa extensão, os minerodutos ajudam na redução de custos e são uma alternativa ao transporte de reservas feito tradicionalmente por trens no país. Na opinião de Rennó, o Brasil deve aproveitar todo o seu conhecimento sobre a indústria para se transformar em uma grande plataforma na exportação do trabalho de dutos para o Cone Sul. Ele afirma que a indústria dutoviária utiliza índices de conteúdo nacional altíssimos, de quase 90%, tanto na parte de materiais quanto na prestação de serviços e projetos especiais.

 

Desafios tecnológicos, integridade dos dutos e transportede biocombustíveis são alguns dos temas centrais da conferência, que terá painéis sobre o impacto do pré-sal no transporte por dutos e o futuro da indústria de dutos. A organização recebeu para análise mais de 500 trabalhos técnicos, dos quais 307 vão ser apresentados na conferência, e 120 expositores vão apresentar seus produtos e serviços em uma área de 2.500m2 do Centro de Convenções. Os números superam os da Rio Pipeline 2007, o que mostra o interesse crescente pelo evento, um dos mais importantes do mundo no setor, junto com a International Pipeline Conference (IPC), realizada em anos alternados em Calgary, no Canadá.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Transpetro inaugura usina solar para abastecer o Termina...
17/07/25
Internacional
IBP participa do World Oil Outlook da OPEP com análise s...
17/07/25
BRANDED CONTENT
20 Anos de Merax – Histórias que Norteiam o Futuro
16/07/25
Fenasucro
Bioenergia ganha força no debate global sobre energia li...
16/07/25
Gás Natural
Gasmig: 39 anos de energia, inovação e compromisso com M...
16/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
15/07/25
Evento
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
15/07/25
Sustentabilidade
PRIO avança em sustentabilidade e reforça governança cor...
15/07/25
PPSA
Produção de petróleo da União sobe 13,2% e alcança 128 m...
15/07/25
Bacia de Campos
Equinor recebe do Ibama Licença de Instalação do Gasodut...
15/07/25
Firjan
Para tratar sobre o "tarifaço", Firjan participa de reun...
15/07/25
Tecnologia e Inovação
Equinor lança terceira edição de programa de inovação ab...
14/07/25
Fenasucro
Brasil ocupa posição de destaque mundial na cogeração re...
14/07/25
Pré-Sal
FPSO P-78 deixa Singapura rumo ao campo de Búzios
14/07/25
RenovaBio
Lista de sanções a distribuidores de combustíveis inadim...
14/07/25
Gás Natural
Competitividade econômica e sustentabilidade para o Para...
14/07/25
Etanol
Etanol recua na segunda semana de julho, aponta Cepea/Esalq
14/07/25
Petrobras
Angélica Laureano assume como Diretora Executiva de Tran...
11/07/25
Gás Natural
Transportadoras de gás natural lançam nova versão de pla...
11/07/25
Parceria
Equinor e PUC-Rio firmam parceria de P&D de R$ 21 milhões
11/07/25
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.