Pessoas

Santa Catarina: Otmar Müller reforça a busca pela competitividade do Gás Natural

Redação TN Petróleo/Assessoria
29/05/2023 09:03
Santa Catarina: Otmar Müller reforça a busca pela competitividade do Gás Natural Imagem: Murici Balbinot/Arquivo Governo S Visualizações: 2465

Indicado pelo Governador Jorginho Mello e validado pela CELESC, Otmar Müller (foto) é o novo Diretor Presidente da SCGÁS. Em evento interno que ocorreu na última quarta (24) pela manhã, os colaboradores da Companhia recepcionaram o engenheiro, que assume a função antes exercida pelo engenheiro Willian Lehmkuhl, empregado de carreira.

Em seu primeiro discurso, Müller destacou que a busca pela recuperação da competitividade do gás é o seu objetivo principal. A partir da sua trajetória no ramo fabril, também ressaltou a relevância do consumo industrial na expansão da infraestrutura do energético: “É a indústria que propicia a possibilidade de atender outros mercados. Então, para que se consiga melhorar o atendimento para a população urbana e veículos, é importante que haja o avanço do gás para os consumidores industriais”. Outros pontos também foram citados, como as ações de fomento ao mercado livre nacional, já regulamentado há alguns anos em Santa Catarina.

Além das considerações e agradecimentos por parte do antigo Diretor Presidente, Willian Lehmkuhl, a programação contou com a fala do Diretor Técnico Comercial da Companhia, Tiago Cabral, e do Diretor de Administração e Finanças, Fábio Norcio. Na Diretoria Executiva, Otmar Muller assume a gestão ao lado dos representantes de acionistas privados, Mitsui Gás e Commit Gás.

O Diretor de Finanças e Relações com Investidores da CELESC, Júlio César Pungan, também se fez presente no evento, juntamente com o Gerente de Relações com Investidores da acionista, Fernando Yamakawa.

Do outro lado da mesa

Otmar Müller é formado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná, Especialista em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui Master of Business Administration (MBA) em Logística Empresarial.

Por mais de 45 anos, o executivo atuou no setor cerâmico, integrando uma das maiores indústrias consumidoras de Gás Natural do Estado. Foi presidente do Sindicato das Indústrias Cerâmicas de Criciúma e Região por mais de 10 anos, liderando as negociações de convenções coletivas de trabalho e nos demais temas de interesse do setor cerâmico, inclusive relacionados ao energético. Além disso, Müller ocupou o cargo de Membro da Diretoria da Federação da Indústria de Santa Catarina (FIESC), onde exerceu a função de Presidente da Câmara de Assuntos de Energia desde 2012.

Em 2023, teve seu nome indicado para a presidência da SCGÁS através do Governador Jorginho Mello, sendo aprovado tanto pela CELESC, acionista majoritária, como pelo Conselho de Administração da distribuidora. Além do evento interno de transição, o Governo do Estado deverá realizar uma cerimônia de posse, que está prevista para junho.

Quando questionado sobre as suas futuras contribuições à Companhia, Otmar declarou possuir algumas ‘vantagens’. “Eu vim ‘do outro lado da mesa’. Fui diretor de um dos principais consumidores de gás em Santa Catarina e representei outros consumidores através da FIESC. Tenho uma visão diferente dos outros presidentes que estiveram na empresa, essa experiência irá ajudar a estabelecer focos de ação e devidas urgências para recuperar a competitividade de SC”.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
TBG lança consulta ao mercado para fornecimento de gás d...
10/09/26
Tecnologia e Inovação
Vallourec inicia obras de linha de produção no Brasil pa...
10/09/26
ExpoPostos & Conveniência
Segundo dia da ExpoPostos & Conveniência 2026 debate des...
10/09/26
PD&I
Projeto Heavy Oil Emulsions, liderado pela Unicamp, busc...
10/09/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Preços seguem em alta com clima chuvoso
10/09/26
Águas Profundas
Firjan promove Agrega+Indústria Especial SEAP II e SEAP I
09/09/26
Expopostos & Conveniência
Vibra integra tecnologia, qualidade e serviços para ampl...
09/09/26
Comunicado
ANP implementará o Gov.BR Nível Ouro para acesso aos sis...
09/09/26
ABPIP
STJ julga fracking amanhã e ABPIP defende análise técnic...
08/09/26
Investimento
Naturgy lança segunda Chamada Pública para aquisição de ...
08/09/26
ANP
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica: live amanhã (9/9) es...
08/09/26
ANP
Aprovada resolução que revisa norma sobre tratamento dif...
04/09/26
Margem Equatorial
Ibama autoriza Petrobras a perfurar três novos poços na ...
04/09/26
Apoio Offshore
OceanPact conclui a aquisição do Estaleiro Dock Brasil
04/09/26
Evento
ExpoPostos & Conveniência confirma Amyr Klink, Mark Wohl...
04/09/26
ESG
Petrobras lidera ranking ESG no segmento de Petróleo, Gá...
04/09/26
ANP
Aprovada a indicação de 24 blocos na Bacia Potiguar para...
04/09/26
Combustíveis
ANP realizará consulta e audiência públicas sobre novas ...
04/09/26
Rio de Janeiro
Firjan lança recorte Norte Fluminense do Anuário do Petr...
04/09/26
ANP
Revisão de regras do RenovaBio para novos distribuidores...
04/09/26
ANP
Prorrogado para 21/9 o prazo para inscrições no Prêmio A...
03/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25