Pesquisa

São Vicente (SP) tem o primeiro núcleo de pesquisas do mar integrado do país

Agilidade e compromisso com o desenvolvimento do país em um momento tão importante para o Brasil. Assim o prefeito Tércio Garcia resumiu o momento que vive a Cidade de São Vicente (SP) com a instalação do Núcleo de Pesquisas do Mar, na solenidade de assinatura do termo de compromisso entre o

Redação/ Agências
25/06/2010 08:15
Visualizações: 1390

Agilidade e compromisso com o desenvolvimento do País em um momento tão importante para o Brasil. Assim o prefeito Tércio Garcia resumiu o momento que vive a Cidade de São Vicente (SP) com a instalação do Núcleo de Pesquisas do Mar, na solenidade de assinatura do termo de compromisso entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (Unesp), nesta quarta-feira (24), na Prefeitura da cidade. O compromisso objetiva a liberação de recursos e abertura do processo licitatório para o início das obras.     

 

O núcleo contará com um grande polo acadêmico de estudos ligados à exploração de petróleo e gás na camada pré-sal, oceanografia e logística portuária, resultando em impactos econômicos importantes na região, o primeiro no Brasil a reunir todas estas áreas integradas, segundo o senador Aloízio Mercadante.

A solenidade teve também a presença do secretário executivo e ministro em exercício da Ciência e Tecnologia, Luiz Antonio Rodrigues Elias, que ressaltou a importância histórica deste momento para a cidade e para a região. Ele lembrou, ainda, que por recomendação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva o seu ministério tem um dos maiores orçamentos da União e que todos os recursos já foram empenhados principalmente em centros de desenvolvimento tecnológico, como este a ser instalado em São Vicente.

Já o deputado federal Márcio França disse que São Vicente terá um polo pensante que tomará as principais decisões relacionadas às novas pesquisas, com um corpo de cerca de 30 pesquisadores da Unesp. Informou que cerca de cinco mil alunos darão um novo impulso para a Cidade Náutica e região com novas perspectivas hoteleiras e giro de capital. França completou dizendo que se sente feliz, pois São Vicente definitivamente entra, mais uma vez, para a história do País e será referência em assuntos relacionados às novas descobertas do pré-sal.

O reitor da Unesp, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, revelou que o grupo majoritário da acadêmicos da Universidade aprovou toda a instalação do novo polo, inclusive trazendo junto com o nome da instituição toda a mão de obra qualificada para desenvolver diversas pesquisas, produzindo conhecimento para as novas gerações.

 

Participaram também da solenidade o vice-prefeito Rogério Barreto Alves, o secretário de Estado do Desenvolvimento, Luciano Santos Tavares de Almeida, representando o governador em exercício de São Paulo, Alberto Goldman, o deputado federal Carlos Zarattini.

 

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
Supergasbras anuncia mudanças na liderança executiva
28/08/26
Margem Equatorial
Margem Equatorial pode mudar receitas de municípios e ab...
27/08/26
Transição Energética
Conferência reúne especialistas da academia, do mercado ...
27/08/26
Pré-Sal
P-80 e P-82, que vão operar em Búzios, são batizadas em ...
27/08/26
Royalties
Valores referentes à produção de junho foram distribuído...
27/08/26
Pré-Sal
Campo de Búzios bate recordes mensal e diário de exporta...
26/08/26
ROG.e
ROG.e 2026 reúne líderes globais para discutir o futuro ...
26/08/26
Gás Natural
Décio Oddone aponta concentração como entrave ao mercado...
26/08/26
Competição
Shell Eco-marathon Brasil: inspeção técnica define carro...
26/08/26
ROG.e
Sindicom promove Arena de Lubrificantes na ROG.e 2026
25/08/26
Pessoas
Felipe Arbelaez é nomeado head of country da bp no Brasil
25/08/26
Parceria tecnológica
Foresea inicia formação exclusiva de PCDs em tecnologia ...
25/08/26
Petrobras
Licitação para nova Unidade de Hidrotratamento (HDT) da ...
24/08/26
Pessoas
ABRATE elege novo Conselho Diretor e lança ABRATE 3.0 pa...
24/08/26
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
ANP publica edital do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica...
24/08/26
Postos e Conveniência
Ipiranga e Texaco inauguram primeiro posto Texaco no Rio...
24/08/26
Combustíveis
Vibra se torna a primeira distribuidora a oferecer gasol...
24/08/26
Tecnologia
Corvus Energy amplia suporte técnico ao crescente setor ...
24/08/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em alta e amplia ganhos no mercado...
24/08/26
Pessoas
Novo diretor do COPPEAD assume com desafio de ir além da...
21/08/26
Gás Natural
Firjan comemora adesão do Rio ao Pacto Nacional para o D...
21/08/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.