Santa Catarina

SCGÁS apresenta investimentos e cenário para tarifa do gás

Redação TN Petróleo/Portal da Fiesc
13/09/2023 06:04
SCGÁS apresenta investimentos e cenário para tarifa do gás Imagem: Divulgação Visualizações: 1679

O plano de investimentos da SCGÁS até 2027, o cenário para a tarifa de gás natural e o mercado livre de gás foram alguns dos assuntos debatidos no encontro Troca de Ideias. O evento foi promovido pela distribuidora, na sede da FIESC, nesta terça (12), em Florianópolis. “Talvez hoje o ponto mais desafiador para a indústria é a questão tarifária. É um ponto que conversamos e que precisamos continuar dialogando. Ao final do dia, o que precisamos, e há um consenso com relação a isso, é a defesa da competitividade da indústria catarinense”, afirmou o presidente da Câmara de Energia da FIESC, Manfredo Gouvea.

No encontro, representantes da SCGÁS apresentaram as linhas gerais do plano de investimentos para o período 2023 a 2027, estimado em R$ 800 milhões. A iniciativa prevê a construção de 600 km de redes de distribuição (hoje são 1,5 mil quilômetros em operação) e mais 12 cidades catarinenses passarão a receber o insumo, além dos 70 municípios que já são atendidos. “A indústria é um grande consumidor e responde por cerca de 80% do gás distribuído”, disse o diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Müller. Hoje o insumo abastece 357 indústrias no estado. Em relação à tarifa, projeções da distribuidora indicam que deve ter uma redução de 5% em janeiro de 2024.

Ainda no encontro, o presidente da Comerc Gás, Pedro Franklin, apresentou um panorama do mercado livre de gás natural no país. Segundo ele, as barreiras regulatórias foram vencidas e há indústrias em diversos estados iniciando o movimento de migração.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Biodiesel
ANP prorroga suspensão da comercialização de biodiesel e...
30/12/25
Portos
Governo Federal aprova estudos finais para arrendamento ...
30/12/25
Petrobras
Brasil avança para atender demanda de combustível susten...
29/12/25
Leilão
Petrobras coloca em leilão online as plataformas P-26 e P-19
29/12/25
Automação
A capacitação da tripulação e a conectividade são os ver...
29/12/25
Royalties
Valores referentes à produção de outubro para contratos ...
24/12/25
PD&I
ANP aprimora documentos relativos a investimentos da Clá...
23/12/25
CBios
RenovaBio: prazo para aposentadoria de CBIOS por distrib...
23/12/25
GNV
Sindirepa aguarda redução no preço do GNV para o início ...
23/12/25
Apoio Offshore
OceanPact firma contrato de cerca de meio bilhão de reai...
23/12/25
Sergipe
Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e ...
23/12/25
Drilling
Foresea é eleita a melhor operadora de sondas pela 4ª ve...
22/12/25
Certificação
MODEC celebra 10 anos da certificação de SPIE
22/12/25
Pré-Sal
ANP autoriza início das operações do FPSO P-78 no campo ...
22/12/25
IBP
Congresso Nacional fortalece papel da ANP
22/12/25
E&P
Investimento para o desenvolvimento do projeto Sergipe Á...
19/12/25
Bahia Oil & Gas Energy
Bahia Oil & Gas Energy abre inscrições para atividades t...
19/12/25
PPSA
Produção em regime de partilha ultrapassa 1,5 milhão de ...
19/12/25
Petroquímica
Petrobras assina novos contratos de longo prazo com a Br...
19/12/25
Energia Eólica
ENGIE inicia operação comercial total do Conjunto Eólico...
18/12/25
Parceria
Energia renovável no Brasil: Petrobras e Lightsource bp ...
18/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.