Projeto

Schneider Electric fornece projeto de Smart Grid para Elektro

Modernizar a rede de distribuição elétrica, garantindo o rápido restabelecimento, era a necessidade de Cosmorama (SP), cidade no interior de São Paulo. A partir deste cenário, a ELEKTRO, distribuidora de energia da região, desenvolveu um projeto pioneiro de Smart Grid em conjunto com a Schnei

Redação
19/10/2011 16:02
Visualizações: 1137
Modernizar a rede de distribuição elétrica, garantindo o rápido restabelecimento, era a necessidade de Cosmorama (SP), cidade no interior de São Paulo. A partir deste cenário, a ELEKTRO, distribuidora de energia da região, desenvolveu um projeto pioneiro de Smart Grid em conjunto com a Schneider Electric, especialista global na gestão de energia.
 

Este conceito de Smart Grid consiste em reduzir consideravelmente o número de clientes afetados por uma falta de energia, restabelecendo o fornecimento em um período menor que o exigido pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Agindo desta forma, a ELEKTRO consolida sua posição de Melhor Distribuidora de Energia Elétrica do país em 2011, segundo a ABRADEE (Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica). “Conquistamos excelentes resultados com este projeto, reduzindo significativamente o tempo de restauração da rede de distribuição. Demos um importante passo para a consolidação da quebra do paradigma na operação automática do sistema elétrico de distribuição”, explica o vice-presidente da Unidade de Negócios Energia da Schneider Electric, Luis Felipe Kessler.
 

Com início em março deste ano, o projeto confirma a preocupação da ELEKTRO com a excelência em seus serviços. A empresa investe em novas tecnologias de automação constantemente e já possui várias subestações digitalizadas. “Com mais esse investimento, estamos aprimorando a qualidade do fornecimento de energia e melhorando os índices definidos pela ANEEL. A Schneider Electric se mostrou uma parceira comprometida com os resultados”, afirma João de Souza Júnior, especialista técnico da ELEKTRO. O executivo afirma ainda que o ganho na redução do tempo de reconfiguração da rede de distribuição, numa possível falta, que era de aproximadamente uma hora, passou para 50 segundos. “A segunda cidade a ser beneficiada por este projeto foi Castilho (SP), em agosto de 2011”, finaliza Souza.
 

O projeto implementado em Cosmorama e Castilho beneficia diretamente cerca de 10 mil clientes da ELEKTRO. Em 2011, a empresa prevê a implantação deste projeto em outras três cidades. Trata-se de um projeto dentro do novo conceito Smart Grid, ou seja, a inteligência aplicada às redes elétricas que garante ganhos reais para consumidores, concessionárias e fornecedores, uma vez que incentiva o planejamento adequado e a segurança na operação do sistema elétrico.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Empresas
Justiça suspende aumento de IRPJ e CSLL e decisão pode i...
10/03/26
Biodiesel
Setor de Combustíveis Defende Liberação da Importação de...
10/03/26
Macaé Energy
No Macaé Energy 2026, Firjan promove edição especial do ...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Dia da Mulher: elas contribuem para avanços no setor ene...
09/03/26
FEPE
PRECISAMOS DE P&D DE LONGO PRAZO - Entrevista com Isabel...
09/03/26
Internacional
Efeitos de preços do petróleo sobre a economia brasileira
09/03/26
Dutos
Transpetro aplica tecnologia com IA para ampliar eficiên...
09/03/26
Dia Internacional da Mulher
Constellation amplia em mais de 300% a presença feminina...
09/03/26
Combustível
Etanol volta a subir no indicador semanal
09/03/26
Resultado
Com um aumento de 11% na produção total de petróleo e gá...
06/03/26
FEPE
EMPREENDER DEMANDA RELAÇÕES DE CONFIANÇA - Entrevista co...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
IBP amplia agenda de equidade de gênero com segundo cicl...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Repsol Sinopec Brasil tem 38% de mulheres na liderança e...
06/03/26
Indústria Naval
SPE Águas Azuis realiza entrega da Fragata "Tamandaré" -...
06/03/26
Economia
Indústria volta a crescer em janeiro, mas Firjan alerta ...
06/03/26
Transpetro
Lucro líquido é 22% superior a 2024 e reflete novo momen...
06/03/26
Dia Internacional da Mulher
Presença feminina cresce em cargos de liderança no setor...
06/03/26
Acordo
Firjan considera avanço significativo a aprovação do Aco...
06/03/26
Espírito Santo
Private Engenharia e Soluções debate segurança operacion...
06/03/26
Transição Energética
Braskem avança na jornada de transição energética com in...
05/03/26
Dia Internacional da Mulher
O mar é delas: a luta feminina por protagonismo no set...
05/03/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.