A Seaport Serviços Marítimos iniciou nessa semana suas operações na cidade de Camocim. Com um estaleiro localizado na Praia dos Coqueiros, em um terreno que pertencia à extinta empresa Delmar, a Seaport fará reparo em rebocadores de médio porte e, em breve, passará também a construir balsas oceânicas de grande porte, do casco duplo, usadas para transporte de óleo diesel, geralmente a serviço da Petrobras.
A Seaport tem 3 anos de existência, é genuinamente cearense, de Fortaleza, e decidiu "aportar" em Camocim após realizar estudos na orla cearense, com o objetivo de encontrar uma bacia apta para docagem de embarcações de médio porte. Em Camocim, segundo a empresa, foram encontrados pontos que chegam a 15 metros de profundidade no canal. Já a "boca da barra", local considerado crítico para a passagem de embarcações, essa profundidade alcança, no máximo, 4 metros.
Como o calado das balsas chega a 2 metros, isso não será problema. Já os rebocadores de médio porte, como o Avalon, que entrou em Camocim na quarta-feira (4), sendo a primeira embarcação na espera para receber reparo no estaleiro da Sepaort, possui um calado de 2,8m.