Pré-sal

Segundo navio aliviador contratado, conclui primeira operação em Búzios no pré-sal da BS, divulga Petrobras

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
10/09/2020 09:07
Segundo navio aliviador contratado, conclui primeira operação em Búzios no pré-sal da BS, divulga Petrobras Imagem: Divulgação Visualizações: 2714

O Eagle Paulínia, segundo de quatro novos navios que estão sendo incorporados à frota de aliviadores da Petrobras em 2020, realizou as primeiras operações de alívio em Búzios, na Bacia de Santos, e concluiu seu primeiro ciclo operacional. Na última semana de agosto, a embarcação realizou dois offloadings – transferência do óleo – das plataformas P-74 e P-76, e fez transbordo da carga de petróleo para outro navio exportador em Angra dos Reis.

“As novas embarcações são fundamentais para atender ao grande potencial de produção da Petrobras, assim como à demanda por exportação do petróleo produzido pela companhia. Representam um grande salto de produtividade nas operações de offloading, em linha com nossa estratégia de gerar mais valor a partir de nossos ativos. Com essa estratégia, temos obtido resultados relevantes na operação, com sucessivos recordes de produção de petróleo no campo de Búzios, por exemplo; e na comercialização, com relevantes volumes de exportação de óleo e recorde de 1 milhão de barris por dia exportados em abril”, destaca André Chiarini, diretor de Comercialização & Logística da Petrobras.

Revista TN PetróleoAssim como o Eagle Petrolina, que opera desde julho na frota de aliviadores da Logística, o novo navio tem capacidade de transporte e armazenamento de 1 milhão de barris. Projetada sob medida e construída na Coréia do Sul, a embarcação da classe Suezmax é dotada de sistema Dynamic Positioning (DP2), com propulsores de alta potência e sistema de posicionamento dinâmico. Esse mecanismo permite estabilizar o navio de forma automática, garantindo a segurança e aumentando a eficiência da operação de alívio de petróleo. A embarcação também é equipada com bombas de carga acionadas eletricamente para aumentar o aproveitamento de combustível e reduzir custos.

O terceiro navio está na Coréia do Sul realizando testes e deve chegar ao Brasil em outubro. O quarto tem previsão de entrega em Singapura em novembro, e chegada ao Brasil em dezembro. As novas embarcações vão integrar a frota atual da companhia de 21 navios DP, que realizam cerca de 1.800 offloadings por ano. Além destes aliviadores, a Petrobras contratou, no início do ano, mais três navios-tanque, com entrega prevista para 2022.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
ROG.e 2026
Empresários do Norte Fluminense prospectam negócios na R...
25/09/26
ROG.e 2026
ANP participou de mais de 40 palestras em evento que reú...
25/09/26
ROG.e 2026
TBG debate integração do mercado de gás natural no Cone ...
25/09/26
ROG.e 2026
Sucesso! ROG.e 2026 fecha com 83 mil visitantes e injeçã...
25/09/26
ROG.e 2026
Expansão das fontes renováveis e mudanças no mercado abr...
25/09/26
ROG.e 2026
Presidente da Petrobras defende exploração ativa e prevê...
25/09/26
ROG.e 2026
Inovação tecnológica e dedicação à indústria marcam prem...
25/09/26
Petroquímica
Referência mundial em sustentabilidade, I’m green™ bio-b...
25/09/26
ROG.e 2026
Escassez de engenheiros preocupa setores estratégicos e ...
25/09/26
ROG.e 2026
Constellation é reconhecida pela Petrobras como a melhor...
25/09/26
ROG.e 2026
Na ROG.e 2026, Shell destaca parcerias, inovação e disci...
25/09/26
ROG.e 2026
Nikki Martin, presidente e CEO da EnerGeo Alliance falou...
25/09/26
ROG.e 2026
Porto do Açu e OceanPact assinam acordo para expansão de...
25/09/26
ROG.e 2026
Shell destaca papel da capacitação para aproximar jovens...
25/09/26
Terminais
Ultracargo é reconhecida pelo quarto ano consecutivo com...
25/09/26
GNL
Edge e Governo do Rio Grande do Sul assinam Memorando de...
25/09/26
E&P
ANP contrata B3 para assessoria técnica às licitações de E&P
25/09/26
ROG.e 2026
Lideranças apontam o Brasil como pilar de segurança ener...
24/09/26
ROG.e 2026
Firjan SENAI e Sebrae Rio conectam MPEs a grandes empres...
24/09/26
ROG.e 2026
Estudo da PPSA identifica boas práticas para apoiar deci...
24/09/26
ROG.e 2026
EAS participa da ROG.e 2026
24/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25