Prominp

Selecionados no primeiro ciclo do PNPQ serão chamados

Os aprovados na seleção para o 1º ciclo do PNQP serão chamados ainda este ano. O adiamento decorre de vagas não preenchidas. No 1º ciclo houve cursos destinados a alunos indicados por empresas, mas não houve a adesão esperada.


07/03/2007 00:00
Visualizações: 621

Com esta convocação, até abril, grande parte dos quase 8 mil alunos aprovados na primeira seleção, realizada em meados de 2006, iniciarão seus cursos em aproximadamente dois meses. Alguns cursos, embora ainda não iniciados, já tem data e local definidos. Os interessados podem consultar na página web do Prominp (www.prominp.com.br). "A convocação dos alunos será feita em chamadas sucessivas, por ordem de classificação. Ou seja, alguns candidatos aprovados podem não ser convocados para as primeiras turmas, mas serão chamados posteriormente", se lê no comunicado enviado pela assessorira de comunicação responsável pelo PNQP.

No comunicado, a coordenação do Prominp explica que o adiamento ocorreu em razão de que algumas turmas oferecidas no primeiro ciclo de cursos não foram preenchidas. No entanto, o Prominp prorrogou por mais seis meses, a contar do dia 7 de feveriro de 2007, o prazo de validade do cadastro do processo seletivo do primeiro ciclo do PNQP.

O primeiro ciclo do PNQP foi dividido em duas categorias, as de alunos independentes e a de alunos-empresa, que teriam 50% dos seus custos financiados pela empresa em que trabalhassem a qual seria responsável pela indicação de profissionais para os cursos. Essas turmos tiveram cerca de 10% de inscritos em relação ao número de vagas oferecidas pelo Prominp. Na época, representantes do empresariados justificavam que as empresas precisavam ter mais segurança quanto a possibilidade de negócios no setor para investir na formação de seus profissionais.

A procura por independente, de canditados que se inscrevem por conta própria superou as expectativas. Em todos os estados onde o Prominp ofereceu vagas, as turmas foram completadas.       

Os organizadores relembram que o Plano Nacional de Qualificação Profissional - PNQP - do Prominp visa o treinamento, nos próximos dois anos, de 112 mil profissionais de  níveis básico, médio, técnico, inspetor e superior, para atender a  demanda de mão-de-obra qualificada oriunda do grande volume de  investimentos projetado pelas operadoras de petróleo e gás do país.

Estão previstos mais de 900 cursos e 6.300 turmas em 160 categorias consideradas críticas para o setor. Os cursos serão oferecidos em 17 estados da Federação, envolvendo cerca de 80 instituições de ensino em todo país.

O Edital Seletivo Público para os níveis básico, médio e técnico
será lançado na 2ª  quinzena de abril e também estará disponível na ocasião, para consulta e download, no site do Prominp.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transição Energética
Evento reúne especialistas para discutir os desafios e o...
29/06/26
ANP
Royalties: valores referentes à produção de abril foram ...
29/06/26
Combustível
Etanol fecha a semana em alta e amplia recuperação no me...
29/06/26
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.