EUA

Senadores propõem mudança na política do etanol

Agência Estado
20/05/2008 12:23
Visualizações: 141 (0) (0) (0) (0)

Senadores americanos, incluindo o republicano presidenciável John McCain, apresentaram hoje uma proposta de lei para que o governo paralise a lei atual que estabelece metas obrigatórias para a produção de etanol no país. A proposta dos quase doze senadores é de que sejam mantidos os atuais níveis de produção.

 

Ainda não está claro se os senadores conseguirão apoio para sua proposta, já que a obrigatoriedade foi aprovada no ano passado com o apoio dos dois partidos, sendo considerada o princípio básico do programa de energia dos Estados Unidos apenas alguns meses atrás. Trata-se, principalmente, de uma reviravolta política contra o etanol.

 

Sob a lei atual, grandes áreas de terra, que normalmente seriam destinadas à produção de alimentos, são revertidas para o cultivo do milho a ser usado na produção de etanol. Com os padrões designados pela lei aprovada em dezembro, seria necessário um enorme aumento de produção de biocombustível de nove bilhões de galões em 2012 para 36 bilhões em 2022. A lei prevê a transição do atual sistema de produção de etanol para o uso de outros tipos de matéria-prima, como o de celulose, que não compete com alimentos.

 

"A obrigatoriedade (da produção) de etanol está, claramente, provocando conseqüências inesperadas para os preços de alimentos aos consumidores americanos", disse o senador republicano do Texas Kay Bailey Hutchison, que apresentou o projeto de lei. "Congelar a obrigatoriedade é do interesse dos consumidores, que não podem arcar com os aumentos de preços nas lojas por conta da reversão do milho como alimento para combustível", concluiu. As informações são da Dow Jones.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Resultado
Setor de Óleo e Gás lidera distribuição de proventos em ...
10/07/25
Gás Natural
Comgás recebe 41 propostas em chamada pública para aquis...
10/07/25
Pessoas
Lucas Mota de Lima assume gerência executiva da ABPIP
10/07/25
Biometano
Presidente Prudente (SP) inicia obra de R$12 milhões par...
10/07/25
Combustíveis
Preços do diesel, etanol e gasolina seguem tendência de ...
10/07/25
E&P
Hitachi Energy ajudará a Petrobras a analisar alternativ...
10/07/25
Energia Solar
Thopen capta R$ 293 milhões com XP e Kinea e acelera exp...
10/07/25
Exportação
Firjan manifesta grande preocupação com o anúncio de tar...
10/07/25
Debate
IBP debate direitos humanos na cadeia de suprimentos de ...
09/07/25
Macaé Energy
Com mais de dois mil participantes, 2ª edição do Macaé E...
09/07/25
Combustíveis
Vibra amplia presença da gasolina Petrobras Podium e ava...
09/07/25
Biocombustíveis
Brasil: protagonista da transição do transporte internac...
08/07/25
Evento
Nova Era Connections 2025 celebra os 20 anos da Nova Era...
08/07/25
Sustentabilidade
Foresea conquista Selo Social e apresenta resultados exp...
08/07/25
Meio Ambiente
Tecnologia da Unicamp viabiliza produção sustentável de ...
08/07/25
Premiação
Gasmar conquista prêmio nacional com projeto desenvolvid...
08/07/25
Pré-Sal
FPSO Guanabara MV31 lidera produção nacional de petróleo...
08/07/25
Gás Natural
Petrobras vai escoar mais gás do pré-sal para baixar pre...
07/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Petrobras aposta no Sergipe Oil & Gas e será a patrocina...
07/07/25
Indústria Naval
Estaleiros brasileiros e chineses assinam documento para...
07/07/25
Etanol
Anidro sobe 0,11% e hidratado recua 0,17% na semana
07/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.