Opinião

Setor petroquímico é um dos mais fragmentados

Valor Econômico
10/07/2008 11:43
Visualizações: 260 (0) (0) (0) (0)

O segmento de transformação de matérias plásticas, também conhecido como a terceira geração da indústria petroquímica, citado pelos diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como um dos candidatos receber apoio para consolidação, é um dos mais fragmentados do país. Segundo José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Filmes Flexíveis (Abrafilme), existem aproximadamente 11 mil empresas atuando, com uma média de 26 empregados por empresa. 


Essa característica, na avaliação do executivo, dificulta o acesso a crédito, investimentos em capacitação tecnológica e acesso a mercados. "Vamos ter que consolidar", sentencia. 


Coelho disse que o setor é um dos poucos com potencial para ganhar da China no mercado internacional, mas, paradoxalmente, vem sofrendo crescente concorrência do produto importado, seja por encarecimento das matérias-primas (resinas), seja por causa da falta de escala de produção. 


Para Coelho, as 11 mil empresas deveriam se transformar em 400 ou 500, lideradas por um grupo de "no máximo uma dúzia" de grande porte e internacionalizadas. Pulverizadas como se encontram, segundo ele, as empresas acabam tendo problemas com a falta de capacidade de gestão e a incapacidade para investir na modernização dos seus equipamentos de produção. Na sua opinião, "é aí que o BNDES precisa entrar, financiando fusões e aquisições, internacionalização e modernização do parque tecnológico." 


O presidente da União dos Produtores de Bioenergia (Udop), José Carlos Toledo, admite que o processo de consolidação no setor sucroalcooleiro ainda "ocorre timidamente", corroborando o que disse ao Valor o diretor de Planejamento do BNDES, João Carlos Ferraz, mas ressaltou que esse processo, por enquanto, vem sendo liderado pela chegada de grandes empresas estrangeiras. 


Ele deu como exemplos a compra da Dedini Agro pelo grupo espanhol Abengoa, no ano passado, e a aquisição, em abril deste ano, de 50% da Tropical Bioenergia, dos grupos Santelisa e Maeda, pela British Petroleum. De acordo com Toledo, as empresas nacionais estão muito alavancadas e o crescimento do mercado não está suportando a cobertura dessa alavancagem, facilitando a consolidação de fora para dentro. 


Para o presidente da Udop, é importante que o BNDES entre nesse processo, inclusive participando como acionista do capital de empresas nacionais de modo a torná-las mais robustas. 


Toledo pediu também maior velocidade na aprovação de projetos do setor por parte do banco estatal, argumentando que o mercado está muito dinâmico e exigindo mais rapidez nos investimentos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Petrobras, IBP, Sinaval e ApexBrasil fomentam novos negó...
07/05/25
Resultado
Vibra tem crescimento inédito no 1T25
07/05/25
Offshore
Descomissionamento de plataformas fixas em águas rasas a...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
Vesper, líder em Ventiladores e Exaustores industriais E...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
EPE destaca oportunidades de investimento no setor energ...
07/05/25
OTC HOUSTON 2025
PPSA anuncia revisão no volume a ser ofertado no 5º Leil...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Brasil leva maior delegação estrangeira para feira de pe...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Para divulgar o potencial energético do Rio de Janeiro, ...
06/05/25
Logística
Vast conclui milésima operação de transbordo de petróleo
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
Fábio Mitidieri participa da abertura do Pavilhão Brasil...
06/05/25
Energia Eólica
Brasil e Países Baixos promovem seminário sobre energia ...
06/05/25
Etanol
ORPLANA reafirma compromisso com a governança e transpar...
06/05/25
Meio Ambiente
Aterro Zero: Refinaria de Mataripe conquista certificação
06/05/25
ANP
Produção de petróleo e gás natural no pré-sal registra r...
06/05/25
OTC HOUSTON 2025
IBP marca presença na programação da OTC Houston 2025
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22