Tecnologia e Inovação

Shell investirá em empresas inovadoras

A Shell Technology Ventures, braço de empreendimentos corporativos da Shell, fará investimentos pesados em empresas com projetos inovadores. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para a área de petróleo e gás. Com o foco em processos m

Redação
05/04/2013 10:11
Visualizações: 1206 (0) (0) (0) (0)
A Shell Technology Ventures, braço de empreendimentos corporativos da Shell, fará investimentos pesados em empresas com projetos inovadores. O objetivo é acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias para a área de petróleo e gás. Com o foco em processos mais inteligentes de extração e novas técnicas de produção, a Shell se prepara para investir centenas de milhões de dólares nos próximos seis a oito anos.

"As ideias vindas de fora da organização são fundamentais para o nosso processo de inovação em exploração e produção. Queremos que estes cientistas brilhantes desenvolvam suas ideias utilizando a expertise e o alcance global da Shell, para que essas tecnologias estejam disponíveis para utilização em nossos projetos o mais rápido possível”, explicou o cientista-chefe mundial da Shell, Gerald Schotman.

Além das empresas de tecnologia, a petroleira também pretende investir em tecnologias de spin-out e fundos externos de venture capital. A companhia anglo-holandesa estuda diversas áreas para investimento, incluindo produção e conversão de gás; mapeamento geofísico; produção e conversão químicas; novos materiais; recuperação de petróleo e tratamento de água. Diversos aspectos como tecnologia da informação; perfuração de poços de petróleo e gás; sensoriamento submerso; produção em ambientes desafiadores; eficiência operacional e tecnologias para o futuro da energia também serão sondados.

Os parceiros terão acesso aos especialistas da Shell, à sua estrutura global de pesquisa e toda a cadeia de consumidores, fornecedores e funcionários. A Shell proporcionará testes de campo quando necessário, e servirá como ‘cliente desencadeador’ dessas novas tecnologias. As empresas interessadas devem enviar suas propostas de acordo com os padrões especificados no site: www.shell.com/techventures.

O diretor de Empreendimentos Tecnológicos da Shell, Geert van de Wouw, complementa: “Nós queremos desenvolver parcerias em longo prazo, com benefícios mútuos, com empresas de tecnologia, empresas de venture capital e organizações de empreendimentos corporativos. Um bom exemplo de como isso já está funcionando é o nosso investimento na GlassPoint Solar Inc. Eles desenvolveram uma instalação-piloto no Oriente Médio utilizando o sol para gerar o vapor necessário para a recuperação do petróleo. A Petroleum Development Oman (PDO) contratou a GlassPoint para construir essa instalação, que está sendo testada”.

A Shell Technology Ventures é o braço de empreendimentos corporativos da Shell e é gerenciada externamente pela Kenda Capital.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Rio Pipeline & Logistics 2025
Grupo Omni Helicopters International leva drones de alta...
04/09/25
IBP
Devedor Contumaz: Aprovação no Senado representa avanço ...
04/09/25
Etanol
Nordeste mostra protagonismo em inovação tecnológica na ...
04/09/25
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23