GNL

Shell lança ao mar o casco da maior instalação flutuante do mundo

O casco de 488 metros de comprimento (maior que quatro campos de futebol) da instalação flutuante de gás natural liquefeito (FLNG) Prelude, da Shell, foi lançado para fora do estaleiro da Samsung Heavy Industries (SHI), localizado em Geoje, Coréia do Sul, onde a un

Redação TN/ Ascom Shell
05/12/2013 14:59
Visualizações: 1418
O casco de 488 metros de comprimento (maior que quatro campos de futebol) da instalação flutuante de gás natural liquefeito (FLNG) Prelude, da Shell, foi lançado para fora do estaleiro da Samsung Heavy Industries (SHI), localizado em Geoje, Coréia do Sul, onde a unidade está em construção. Uma vez terminada, a Prelude FLNG será a maior instalação flutuante já construída e irá desbloquear novas fontes de energia offshore, produzindo anualmente cerca de 3,6 milhões de toneladas de gás natural liquefeito (GNL) para atender à crescente demanda por energia.
 
"Tornar a FLNG uma realidade não é tarefa simples", disse Matthias Bichsel, Diretor de Projetos e Tecnologia da Shell. "Um projeto dessa complexidade - tanto em tamanho quanto em engenhosidade - aproveita o melhor da engenharia, do projeto, fabricação e cadeia de suprimentos de todo o mundo. Chegar a esta fase de construção, considerando que o primeiro corte de aço foi há apenas um ano, é graças à equipe de especialistas que temos, que garante que as dimensões críticas do projeto de segurança, qualidade, custo e cronograma serão entregues."
 
A Prelude permitirá à Shell produzir gás natural no mar, transformá-lo em gás natural liquefeito e depois transferi-lo diretamente para os navios que o transportarão para os clientes. Ela irá permitir o desenvolvimento de recursos de gás que vão desde grupos de campos mais remotos, menores, para campos potencialmente maiores, através de múltiplos locais onde, por uma série de razões, um desenvolvimento em terra não é viável. Isso pode significar estratégias de desenvolvimento e implantação mais rápidas, mais baratas e mais flexíveis para os recursos que antes eram economicamente inviáveis ou limitados por riscos técnicos.
 
A Prelude FLNG é a primeira implantação da tecnologia FLNG da Shell e irá operar em uma bacia remota, 475 quilômetros ao nordeste de Broome, na Austrália Ocidental, por cerca de 25 anos. A unidade permanecerá no local durante todos os eventos meteorológicos, tendo sido projetada para suportar ciclones de categoria 5.
 
A Shell é a operadora da Prelude FLNG em uma joint venture com a INPEX (17.5%), KOGAS (10%) e OPIC (5%). 
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23