Rio Grande

Sindicatos de trabalhadores da orla portuária se mantêm mobilizados

<P>As lideranças dos sindicatos de trabalhadores da orla portuária e o Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Bens do Rio Grande (Sindicam) reuniram-se, na última quarta-feira, para avaliação da paralisação nacional por 24 horas realizada pelos trabalhadores portuários avulsos no dia 16 d...

Jornal Agora - RS
28/07/2008 00:00
Visualizações: 316 (0) (0) (0) (0)

As lideranças dos sindicatos de trabalhadores da orla portuária e o Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos de Bens do Rio Grande (Sindicam) reuniram-se, na última quarta-feira, para avaliação da paralisação nacional por 24 horas realizada pelos trabalhadores portuários avulsos no dia 16 deste mês. E no encontro, decidiram se manter mobilizados até o próximo dia 31, quando haverá nova plenária das Federações Nacionais dos Portuários (FNP), dos Estivadores (FNE) e dos Conferentes, Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios (Fenccovib), no Rio de janeiro. Na plenária, será feita avaliação do movimento nacional e da evolução do atendimento às reivindicações apresentadas ao ministro da Secretaria Especial de Portos (SEP), Pedro Brito.

Conforme o secretário do Sindicato dos Arrumadores, Trabalhadores Portuários Avulsos em Capatazia do Rio Grande e São José do Norte, Rogério Veleda, os sindicatos locais estão aguardando a decisão da plenária, mas não descartam uma mobilização local para solucionar as questões existentes no Município, pois acreditam que essa é a forma que o empresariado entende. Entre os problemas locais estão o desrespeito dos terminais quanto ao cumprimento da Lei de Modernização dos Portos (Lei 8.630) e as convenções coletivas que são assinadas meses ou até três anos depois. Outra reivindicação dessas categorias é que o pátio em frente ao Tecon, feito pelo governo federal, seja administrado pela autoridade portuária e não pela iniciativa privada.

As lideranças dos sindicatos locais também decidiram agendar uma reunião com a Superintendência do Porto do Rio Grande (Suprg), para que esta se posicione sobre a questão do pátio localizado em frente ao Tecon. O Sindicam está unido às entidades de trabalhadores da orla portuária porque também tem atuação nesta área e problemas a resolver junto ao Tecon -- tempo de espera para descarga. A intenção destes sindicatos é estar mobilizado para qualquer decisão da plenária do próximo dia 31 e para um novo movimento, com nova estratégia e participação do Sindicam. Na avaliação deles, conforme Veleda, a paralisação do último dia 16 em Rio Grande foi positiva, pois 98% dos objetivos foram alcançados.

Apenas o complexo Termasa/Tergrasa resolveu furar o protesto. Levamos a Gerência Regional do Trabalho do Rio Grande lá, que fez a autuação. A direção desses dois terminais não quis receber os dirigentes dos sindicatos dos Portuários e Estivadores, observou Rogério Veleda.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.