OTC Brasil 2025
Empresa foi reconhecida pela Petrobras como uma das melhores fornecedoras do ano e reforçou iniciativas de equidade de gênero e desenvolvimento da cadeia de suprimentos.
Redação TN Petróleo/Assessoria SLB
A SLB encerrou sua participação na OTC Brasil 2025 com resultados que refletem seu protagonismo no setor e seu compromisso com a inovação e o desenvolvimento sustentável da indústria de óleo e gás no país. Ao longo do evento, a empresa participou de painéis estratégicos, recebeu prêmios e firmou compromissos importantes voltados à diversidade e ao fortalecimento da cadeia de suprimentos nacional.
Um dos destaques, foi o reconhecimento no "Prêmio Melhores Fornecedores Petrobras – 8ª Edição", nas categorias Serviços de Dados Sísmicos e Serviços de Perfuração, vitória que consolida a excelência operacional e a liderança tecnológica da companhia no Brasil.
Outro marco da participação da empresa foi a assinatura do Pacto pela Equidade de Gênero Offshore, no âmbito do projeto "O Mar Também é Delas", iniciativa que reforça o compromisso da SLB com a promoção da diversidade e a ampliação da representatividade feminina no setor.
A SLB OneSubsea, empresa do grupo, também comemorou um feito histórico: a produção do milésimo equipamento submarino no Brasil para a Petrobras, destinado ao Campo de Búzios, no pré-sal — um marco que evidencia a força da engenharia e da capacidade industrial local.
"Encerramos a OTC com orgulho e entusiasmo. O reconhecimento da Petrobras, o marco da SLB OneSubsea e as iniciativas em prol da diversidade mostram que seguimos na direção certa — com foco em inovação, colaboração e impacto positivo para toda a cadeia energética", destacou Thomas Filiponi, diretor-geral da SLB Brasil.
Debates técnicos
Filiponi participou como palestrante do painel "Carbon Capture, Utilization, and Storage (CCUS): Innovations for a Sustainable Future", que destacou as possibilidades que os projetos de captura de carbono têm revelado para a descarbonização das operações para as empresas do setor e até para o desenvolvimento de um novo modelo de negócio, por meio do armazenamento e posterior reutilização do gás.
O executivo destacou o projeto que a SLB desenvolve junto à FS Energy, em Lucas do Rio Verde (MT), para captura e armazenagem de carbono derivado de produção de etanol de milho (BECCS, na sigla em inglês).
"A iniciativa une a expertise da SLB em geotecnologia e engenharia de poços à liderança da FS na produção de etanol de milho, criando um modelo inédito de descarbonização industrial", comentou.
O painel contou com as participações de Paulo Marinho de Paiva Neto, R&D Manager in Carbon Capture and Storage (CCS) da Petrobras; Samuel Cunha, R&D Director da TotalEnergies E&P Do Brasil; Suhana Sidik, Country Head, PETRONAS e Chris A Powers, Vice President of Carbon Capture, Utilization and Storage (CCUS) na Chevron.
Filiponi também participou do painel "Advancing Supply Chain Development in Brazil: Key Considerations", ao lado de representantes da Petrobras/TechnipFMC, Saipem e Seatrium, com moderação de Nelson Narciso Filho (NNF Consultoria). O debate abordou as oportunidades e desafios gerados pela expansão da indústria de óleo e gás e as estratégias para o fortalecimento da cadeia produtiva brasileira.
"A OTC Brasil foi uma excelente oportunidade para reforçarmos o papel da SLB como parceira estratégica na transformação do setor energético. Participamos de discussões relevantes sobre inovação, sustentabilidade e desenvolvimento da cadeia local, temas fundamentais para o futuro da indústria no país", concluiu o diretor.
Sobre a SLB - A SLB é uma empresa global de tecnologia que impulsiona a inovação energética para um planeta equilibrado. Com presença em mais de 100 países e uma força de trabalho diversificada, a SLB trabalha diariamente para entregar soluções digitais em escala, descarbonizar indústrias e desenvolver novos sistemas de energia que acelerem a transição energética. Saiba mais em slb.com.
Fale Conosco
23