Gás natural

Sobe em 2,6% consumo de gás natural na indústria em agosto ante julho e no comércio cresce 21,6%

Redação TN Petróleo/Assessoria Abegás
13/11/2020 10:05
Sobe em 2,6% consumo de gás natural na indústria em agosto ante julho e no comércio cresce 21,6% Imagem: Divulgação Visualizações: 941

O consumo total de gás natural no Brasil manteve-se estável em agosto na comparação com o mês de julho. O volume demandado permaneceu o mesmo: 51,87 milhões de metros cúbicos/dia. Em comparação com agosto de 2019 (70.79 milhões de metros cúbicos/dia), no entanto, a retração ainda é expressiva: 26,7%. Os dados fazem parte de levantamento estatístico mensal da Abegás com as distribuidoras de todo o País.

Em agosto, o consumo do segmento industrial releva um crescimento de 2,6% em relação a julho, saindo de 26,14 milhões de metros cúbicos/dia para 26,83 milhões de metros cúbicos/dia, mas ainda abaixo dos 27,68 milhões de metros cúbicos/dia registrados em agosto de 2019. A queda no período de 12 meses foi de 3,1%.

Outro segmento que apresenta uma curva de recuperação é o automotivo, subindo ao patamar acima de 5 milhões de metros cúbicos/dia pelo primeiro mês desde o início da pandemia – em agosto foram 5,3 milhões de metros cúbicos/dia ante 4,8 milhões de metros cúbicos/dia em julho (alta de 9,8% na demanda). O número, no entanto, ainda está 11,4% abaixo do registrado em agosto de 2019 e ainda distante da média de 2019 (acima do patamar de 6 milhões de metros cúbicos/dia).

Divulgação

“O grande destaque em agosto foi a recuperação do segmento comercial, de 21,6%, reflexo das medidas de flexibilização que permitiram a reabertura de bares, restaurantes e shoppings em muitos estados, além da gradual retomada da confiança do consumidor em outros serviços que usam gás encanado, como padarias e lanchonetes, a partir de uma razoável melhora do quadro sanitário, especialmente em cidades onde o consumo é relevante. O crescimento do consumo de GNV, bem como o da indústria, reforça sinais de uma ainda tímida, mas progressiva retomada da atividade”, explica o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon. “O grande destaque em agosto foi a recuperação do segmento

“O apagão no Amapá, onde a população tem sofrido com a falta de energia elétrica, mostra que o Brasil precisa urgentemente promover uma integração entre o setor de gás natural e o setor elétrico. É inconcebível que o País coloque em risco sua segurança energética enquanto dispõe de reservas imensas de gás no Pré-Sal, na Região Amazônica e em outros campos exploratórios. As térmicas a gás devem ser inseridas na base do sistema elétrico, e serem contratadas em leilões que as instalem no interior do País, garantindo aumento da oferta de gás e, ao mesmo tempo, a certeza de que não vai faltar energia”, acrescenta Salomon.

“É preciso que o Congresso aprimore o texto original do chamado ‘PL do Gás’. É fundamental termos mais investimento no setor e não afugentar possíveis investidores por inseguranças jurídicas”, diz Salomon. O número de unidades consumidoras de gás natural já ultrapassa 3,7 milhões — número de medidores nas indústrias, comércios e residências e outros pontos de consumo.

Consumo em agosto/20 vs julho/20 em todos os segmentos*

Industrial — Crescimento de 2,6%.

Automotivo — Alta de 9,8%.

Comercial — Crescimento de 21,6%.

Residencial — Recuo de 1,5%.

Cogeração — Queda de 1,7%.

Geração elétrica — Retração de 7,3%.

Destaques do consumo nas regiões: Agosto/20*

O destaque positivo foi o crescimento no segmento automotivo de 9,8%, na média. Em comparação com julho, a alta foi de 11% no Sudeste, 4% no Sul, 3,2% no Centro-Oeste e 9,4% no Nordeste.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Drilling
Constellation obtém certificação em tecnologia pioneira ...
07/10/26
Gás Natural
PPSA publica edital do 1º Leilão de Gás Natural da União
07/10/26
Biometano
ABiogás alerta sobre risco de perda de lastro para emiss...
06/10/26
Oferta Permanente
ANP realiza em 07/10 4º Ciclo de Partilha e 6º Ciclo de ...
06/10/26
Gás Natural
ANP divulga relatório da consulta pública sobre Programa...
05/10/26
PPSA
9º Leilão Spot: PPSA oferta cargas remanescentes nesta q...
05/10/26
IBP
RELIVRE parabeniza acordo que destrava o mercado livre d...
03/10/26
Gás Natural
Firjan celebra acordo para efetivar abertura do mercado ...
03/10/26
Gás Natural
Naturgy, Agenersa e Governo do Estado assinam acordo sob...
02/10/26
Margem Equatorial
Nova descoberta de petróleo em águas ultra profundas na ...
02/10/26
Biometano
Corredor Verde com 100 caminhões a biometano e pontos de...
02/10/26
Gasodutos
Acesso de terceiros a gasodutos de escoamento e instalaç...
02/10/26
Margem Equatorial
ANP aprova delimitação de 11 novos setores exploratórios...
02/10/26
Agronegócio
Agro diversifica matriz energética e busca alternativas ...
02/10/26
Firjan
Manifesto Firjan defende o voto consciente em 4 de outubro
02/10/26
PPSA
ExxonMobil e TotalEnergies vencem o 9º Leilão Spot de Pe...
02/10/26
Workshop
Petrobras, Shell, ArcelorMittal e IBRAM discutem desafio...
01/10/26
Resultado
Produção de petróleo e gás em agosto de 2026 alcançou 6,...
01/10/26
Normas
ANP recebe contribuições sobre revisão da norma para reg...
01/10/26
ROG.e 2026
Petrobras e Petronect levam nova solução para compras de...
30/09/26
Premiação
Mirante Tecnologia vence prêmio da Petrobras de melhor f...
30/09/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25